Continental implementa processo para reciclagem de 50 toneladas de polietileno por ano

Blog do Ricardo Ribas

 

A Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável, segue trabalhando de forma consistente nas metas para tornar seus negócios ecoeficientes em todos os níveis da cadeia de valor. Com isso, além das medidas energéticas, a companhia colocou em prática um projeto na planta de Macaé (RJ), cujo objetivo é reciclar 50 toneladas de polietileno (plástico com diversas aplicações na indústria) por ano.

 

Criado por quatro colaboradores brasileiros, este processo de reciclagem gera diminuição no desperdício de resíduos e ainda traz vários outros benefícios, como ausência da necessidade de locais de armazenamento do produto, já que a reciclagem possibilita um reuso instantâneo; economia de gastos para a eliminação dos resíduos e também contribui pra reduzir o preço final dos produtos manufaturados com o material. Como pode ser produzido a partir do álcool etílico, o polietileno recebe o nome de plástico verde e é quimicamente o polímero mais simples. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns.

 

Alinhada com as diretrizes do Acordo de Paris, tratado ambiental chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Continental pretende reduzir em 20% o consumo de energia das suas instalações pelo mundo, gerando uma economia de, pelo menos, 1TWh até 2030. Atualmente, a companhia já consome 17% menos energia do que a média das demais indústrias por tonelada métrica – unidade de medida equivalente a 1000 kg – de pneus produzidos.

 

“É extremamente gratificante anunciar mais um projeto que beneficia o meio ambiente. Não economizamos recursos para provar que a indústria pode ser protagonista nas medidas de combate às mudanças climáticas por meio das ideias inovadoras dos nossos colaboradores. A Continental desenvolveu uma medida que favorece a companhia ao mesmo tempo em que pensamos em um futuro melhor para todos”, afirma Arnd Simonetti, diretor de Compras para a América do Sul e Coordenador de Sustentabilidade da Continental no Brasil.

 

Além dos projetos em andamento, a Continental incentiva continuamente os colaboradores a participarem deste processo através de treinamentos e workshops, além da difusão da cultura da sustentabilidade em todos os setores da empresa. (Blog do Ricardo Ribas)