Revista Torque
Lá se vão mais de 100 anos projetando, desenvolvendo e produzindo os carros mais icônicos, mais avançados e que, quase sempre, antecipam o futuro. Assim é a marca idealizada por André Citroën que materializou, em formas, linhas e contornos, talvez os veículos mais desejados e emblemáticos da história da indústria automotiva. Ousadia é a palavra, não só rabiscada literalmente nos carros, mas também escrita na própria história quando, por exemplo, usou um “entusiasta” chamado Flaminio Bertoni, para dar forma ao modelo Traction Avant, há quase um século.
Os anos passaram. Os tempos mudaram, os desejos evoluíram, mas a Citroën continuou no protagonismo do design e da inovação. Revelado em setembro, o Novo C3 é o endosso dessa rica história, pois além de trazer muita versatilidade e originalidade ao mercado brasileiro o modelo vai além de um hatch convencional, trazendo todo o DNA da Citroën em um apurado design que remete aos atributos característicos de um SUV, incluindo linhas fortes e muita funcionalidade fruto dessas linhas.
A imponência do Novo C3 se revela logo nos volumes dos para-lamas, na elevada altura do solo, nas molduras das caixas de rodas e até no desenho do capô dianteiro que recebe, agradavelmente aos olhos, o tradicional logotipo Citroën. Não à toa, o Novo C3 já é reconhecido como o hatch com atitude SUV. Nas palavras de Pierre Leclercq, Head Global de Design da Citroën: “O nosso objetivo foi o de projetar um hatch com códigos SUV, um pouco vertical e proporções bastante únicas. Um carro versátil, atraente, jovem e moderno”.
Parece um tanto óbvio, mas vale ressaltar que a palavra mandatória na concepção de qualquer modelo Citroën, por mais ousado que ele seja, é sempre a que sai da vontade dos clientes. E sempre ouvindo os consumidores, no caso do Novo C3, foram consideradas todas as condições de rodagem dos países da América do Sul, levando as equipes de design a trabalhar em um hatch para diversas possibilidades! Reforçando, ele traz uma altura livre do solo mais elevada que os demais hatches e generosos ângulos de ataque e de saída para evitar choques em estradas de diferentes condições. “E entendendo as demandas de nossos clientes, ficou muito claro desde o início do nosso trabalho com as equipes da América do Sul essas características que precisávamos integrar nesse projeto, dando atitude SUV ao Novo C3. E essa sensação SUV se dá não só pelo visual, mas também por vários detalhes, como o desenho dos para-choques e os arcos das rodas… Eles trazem essa atitude SUV e dão robustez à silhueta. E tudo isso garante ao Novo C3 uma personalidade forte e moderna”, completou Leclercq. (Revista Torque)