Diário do Transporte
O governo do estado da Bahia assinou contrato com a Mercedes-Benz no valor de R$ 142,68 milhões de reais referente à compra de 600 ônibus escolares ORE-1.
Os veículos serão distribuídos para os municípios para atender as secretarias de Educação.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Mercedes-Benz venceu a licitação para o fornecimento de 2.600 ônibus ao programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação).
Segundo a fabricante, todas as unidades são do chassi LO 916, com carrocerias Caio e Mascarello, atendendo às especificações dos modelos ORE 1, ORE 2 e também do ONUREA PA. As prefeituras e os estados poderão solicitar os ônibus até 14 de setembro de 2022.
No caso desse contrato com o estado da Bahia, os veículos dos modelos ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno) possuem 29 assentos para crianças, com características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e para-choques elevados.
Os ônibus contam com acessibilidade, com porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldades de locomoção, dois assentos reservados a alunos com deficiência física e cintos de segurança de quatro pontos. Além disso, as carrocerias dispõem de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas.
“Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 escolar assegura força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias, rotas rurais e urbanas”, informou a Mercedes-Benz.
Também segundo a marca, os balanços dianteiros e traseiro elevados facilitam a circulação em solos acidentados. O LO 916 também oferece maior manobrabilidade, característica importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.
“Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, essa versão do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, afirmou o gerente de Vendas Governo, Gustavo Nogueira.
Além disso, a fabricante destaca que o bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus.
Por fim, os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 para aplicações rurais se destaca por itens como freio de parada, que não permitem a movimentação do veículo com as portas abertas, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.
Como definiu o Pregão Eletrônico efetivado pelo governo, a Mercedes-Benz venceu um lote de 1.200 unidades do ORE 1, ao preço unitário de R$ 237.800,00. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)