BMW Group e Aliança de Civilizações (UNAOC) concedem Prêmio de Inovação Intercultural à organização brasileira Politize!

Coisas de Agora

 

A organização brasileira Politize! foi indicada como uma das dez iniciativas internacionais para ganhar o Prêmio de Inovação Intercultural (Intercultural Innovation Award – IIA) do BMW Group e da Aliança de Civilização das Nações Unidas (UNAOC). A jovem equipe da Politize! está empenhada em educar uma nova geração de cidadãos responsáveis. Em workshops, eles fornecem percepções sobre o cenário político de seu país, a fim de permitir que líderes jovens e ambiciosos influenciem a política no Brasil.

 

“A Politize! não apenas educa os jovens sobre a política, mas também a respeito dos valores democráticos. Eles querem criar uma sociedade que tenha a coragem de mudar e assumir responsabilidades – e se tratam de pessoas que promovem ativamente uma sociedade respeitosa e tolerante”, disse Ilka Horstmeier, membro do Conselho de Administração da BMW AG, Diretora de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas, na cerimônia de premiação, que aconteceu no dia 18 de novembro como parte da Semana de Tolerância e Inclusão na Expo 2020 em Dubai.

 

“Enquanto o Prêmio de Inovação Intercultural comemora seu décimo aniversário, a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e o BMW Group continuam a colaborar para promover uma comunidade global mais inclusiva, fortalecendo iniciativas de base que estejam profundamente comprometidas com a promoção do diálogo intercultural e da compreensão. Contamos com a continuidade dessa colaboração cada vez maior entre a UNAOC e o setor privado, que tem demonstrado ampliar e fortalecer o trabalho dos inovadores sociais em todo o mundo. São o seu compromisso e pensamento visionário que deram à parceria UNAOC-BMW Group tal valor e impacto”, disse Miguel Angel Moratinos, Alto Representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC).

 

“Este prêmio significa mais de três anos acreditando e trabalhando em um único propósito: a possibilidade de construir uma sociedade plural, consciente e comprometida com a democracia. É o esforço de mais de cinco mil pessoas que acreditam em uma sociedade baseada no conhecimento, na pluralidade, na empatia e no protagonismo – uma sociedade que construirá uma democracia plena no Brasil”, disse o Gerente de Formação de Lideranças do projeto, Vinícius Zunino.

 

Dez anos promovendo a diversidade e o diálogo intercultural

 

O Prêmio de Inovação Intercultural é o resultado de uma parceria única entre o BMW Group e a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC). Este ano marca a décima vez que as duas organizações reconhecem em conjunto projetos de todo o mundo que promovem ativamente a compreensão intercultural e as sociedades diversificadas e inclusivas. Desde o início do IIA, 61 vencedores conseguiram alcançar mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo com seus projetos.

 

Em 2021, mais de 1.100 organizações de 120 países enviaram suas inscrições. Com projetos impressionantes, os dez vencedores da Alemanha, Brasil, Canadá, Egito, França, Índia, México, Nigéria, Sri Lanka e Suíça demonstraram mais uma vez o tamanho do potencial da diversidade cultural para a criatividade e a inovação. Os vencedores não recebem apenas um prêmio em dinheiro de US$ 20 mil (cerca de R$110 mil) cada, mas também apoio profissional do BMW Group, UNAOC e consultores da Accenture para seus projetos. Além disso, eles se tornam membros da rede de “Líderes Interculturais”, que conecta especialistas e líderes em todo o mundo.

 

Clique e assista o trailer sobre o trabalho da Politize!

https://www.youtube.com/watch?v=qDL1zQfLhkY

 

*Mais detalhes da cerimônia de premiação e dos dez vencedores estão disponíveis aqui.

 

United Nations Alliance of Civilizations

 

A Aliança de Civilizações das Nações Unidas (United Nations Alliance of Civilizations -UNAOC) é uma iniciativa do Secretário-Geral da ONU, que visa melhorar o entendimento e as relações de cooperação entre as nações e povos de todas as culturas e religiões e ajudar a combater as forças que alimentam a polarização e o extremismo. A UNAOC foi criada em 2005, por iniciativa dos Governos da Espanha e da Turquia, sob os auspícios das Nações Unidas. Em janeiro de 2019, S.E. Sr. Miguel Ángel Moratinos assumiu o cargo de Alto Representante do UNAOC, sucedendo S.E. Sr. Nassir Abdulaziz Al-Nasser, que sucedeu S.E. Sr. Jorge Sampaio. A UNAOC mantém uma rede global de parceiros, incluindo estados, organizações internacionais e regionais, grupos da sociedade civil, fundações e o setor privado, para melhorar as relações interculturais entre diferentes nações e comunidades. (Coisas de Agora)