Correio do Povo
Capitalizados e focados na busca de melhores resultados na lavoura, os produtores rurais mantêm em ritmo acelerado as vendas de máquinas e implementos agrícolas. De acordo com o vice-presidente regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Hernane Cauduro, o setor espera encerrar o ano com um crescimento superior a 40% nos negócios no país em relação a 2020. A expansão das áreas de cultivo de soja, decorrente dos bons preços atingidos pelo grão, contribui para esse desempenho, avalia o empresário.
Com a perspectiva de uma safra recorde, a indústria já projeta um avanço de 10% para o próximo ano. “Partindo de uma base que vai ser forte, é algo relevante”, diz Cauduro. Entre os itens de maior demanda, o empresário destaca tratores e estruturas de estocagem, como silos e armazéns. “O agricultor está investindo, está entendendo que precisa ter capacidade para armazenar a safra e esperar o preço melhor para negociar (a colheita)”, afirma.
Para o Rio Grande do Sul, o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado (Simers), Cláudio Bier, estima um incremento de 60% nas vendas deste ano ante o desempenho de 2020. Segundo o executivo, o salto só não foi maior porque o setor ainda enfrenta problemas na oferta de componentes industriais e matérias-primas como o aço. “(No aço), a situação já melhorou, mas nos componentes eletrônicos ainda estamos com uma dificuldade muito grande”, observa. A expectativa é que a demanda continue em alta, o que significa prazos esticados para a entrega dos pedidos. “As empresas estão vendendo para entrega em janeiro, fevereiro”, diz Bier.
Com unidade industrial em Dois Irmãos, a subsidiária brasileira da Mahindra contabilizou um salto de 97% em seus negócios de janeiro a setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, puxado pelas vendas de tratores na faixa de potência entre 70 cv e 80 cv. No mercado gaúcho, a expansão foi de 133% no período, diz o diretor-geral de operações da empresa no Brasil, Jak Torretta Junior. Uma das razões para o desempenho foi a ampliação da rede de concessionárias da marca. “Temos 50 pontos de venda pelo país, concentrados na região Sul. E a gente vê uma adequação muito boa do nosso produto”, diz. (Correio do Povo/Patrícia Feiten)