Banco Toyota do Brasil capta R$ 700 milhões para financiamento de veículos híbridos

ABC do ABC

 

O Banco Toyota do Brasil emitiu ao mercado Letras Financeiras (LF) “verdes”, na primeira operação do tipo entre bancos de montadora no mercado brasileiro. Com isso, foram captados R$ 700 milhões, destinados exclusivamente para o financiamento de veículos híbridos das marcas Toyota e Lexus.

 

Os carros com esta tecnologia combinam em um único veículo o motor a combustão e o motor elétrico e possuem emissão de CO2 (dióxido de carbono) inferior aos modelos equipados somente com propulsores a combustão. A iniciativa está relacionada ao “Desafio Ambiental Toyota 2050”, que visa mitigar os impactos ambientais da fabricação e do uso de veículos até 2050.

 

Os investidores receberam com entusiasmo a oferta, gerando uma demanda, aproximadamente, três vezes maior do que o volume oferecido. Esta é a sexta emissão de Letras Financeiras do Banco Toyota, seguindo a sua política de diversificação de funding, o que contribui para a competitividade da instituição no mercado nacional. Com a operação, o Banco Toyota espera financiar cerca de 8.500 veículos em até dois anos.

 

“A conclusão desta oferta é um marco na nossa história, tanto pelo pioneirismo da operação no Brasil, como pela receptividade do mercado. A sinergia com a Toyota do Brasil foi essencial para esta conquista”, afirma Luciano Savoldi, presidente e CEO do Banco Toyota do Brasil. “Conseguimos fazer com que uma operação financeira contribua e reforce as ações de sustentabilidade da montadora no País e continuaremos buscando outras oportunidades de estarmos juntos neste contexto. Sabemos que este é um benefício para o meio ambiente e também para os nossos clientes”, acrescenta ele.

 

Outro aspecto positivo da iniciativa é que, a cada contrato de financiamento de veículos híbridos da marca Toyota e Lexus, parte da rentabilidade do Banco será destinada ao projeto “Águas da Mantiqueira”, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). Esta ação tem como objetivo preservar e restaurar espécies nativas de Mata Atlântica em regiões de nascentes e bacias, que são essenciais para garantir a proteção da biodiversidade desta área. Vale lembrar que, especialmente nesta crise hídrica que vive hoje o Brasil, é muito importante a proteção destes recursos.

 

Com a renda recebida das Letras Financeiras “verdes” do Banco Toyota, o projeto “Águas da Mantiqueira” será capaz de desenvolver ações para a preservação e restauração em 21 hectares (cerca de 21 campos de futebol) de matas na região da Mantiqueira, nos municípios de Sapucaí-Mirim e Gonçalves, ambos em Minas Gerais. Serão beneficiados, diretamente, os 20 mil moradores dessas áreas e cerca de 10 milhões de pessoas das regiões metropolitanas que consomem água proveniente desses locais.

 

As florestas protegidas pelo projeto “Águas da Mantiqueira” têm um importante papel no meio ambiente: contribuir com a retenção dos gases de efeito estufa do planeta. Para se ter ideia, cada hectare das matas pode reter entre 80 e 200 toneladas de CO2 por ano. Como se sabe, de acordo com estudos científicos, o CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global. (ABC do ABC)