Unidas reforça o plano de mobilidade sustentável com frota elétrica para transporte de cargas

Blog do Ricardo Ribas

 

Com o objetivo de revolucionar a logística urbana no transporte de cargas leves no Brasil e promover a mobilidade livre de emissões, a Unidas, líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil, anuncia o investimento de 100 unidades de vans elétricas da startup gaúcha Arrow Mobility, as quais serão incorporadas à frota da locadora a partir de 2022.

 

A iniciativa, inédita no país, integra o pilar de inovação e sustentabilidade da locadora, que vem assumindo o protagonismo na aquisição de frotas eletrificadas e está sendo responsável por uma série de ações que demonstram o seu engajamento em contribuir com um meio ambiente ecologicamente saudável e o compromisso em fazer a diferença na atual e nas futuras gerações.

 

“A Unidas tem estado na vanguarda da transformação sustentável do país e entendendo a nova realidade de entregas dentro dos centros urbanos, que aumentou consideravelmente, puxada em especial pela mudança de consumo dos brasileiros que passou a utilizar mais o e-commerce e acelerado pela pandemia, traz mais uma vez propostas inovadoras de mobilidade. Em parceria com a Arrow One ofereceremos diversos conceitos específicos e customizados para o comércio online, sendo 100% elétrico e com zero emissão de carbono, contribuindo para conscientização global de desenvolvimento sustentável.” avalia Breno Davis Campolina, Head de Frotas da Unidas. “Nos mercados da Europa e Estados Unidos, observamos empresas com soluções bem eficientes ao last mile e queremos trazer isso aos clientes da Unidas, modernizando o transporte de cargas leves no país por meio da mobilidade elétrica e tornando o processo logístico muito mais eficiente, ágil e produtivo”, conclui.

 

“O Arrow One oferece um conceito inovador de carga, denominado One Shot Loader, que permite a carga total de mercadorias em apenas um movimento. Além disso, o mesmo conceito, tem a capacidade de alterar a função do veículo de transporte de cargas para transporte de passageiros e vice-versa”, explica Jocelei André Salvador, Head de Engenharia da Arrow.

 

Outro conceito que aumenta exponencialmente a eficiência de entrega do veículo é o Walk-in van (inédito no Brasil), que permite acesso direto do motorista ao compartimento de carga, reduzindo o tempo de entrega das mercadorias e aumentando a segurança do motorista. Para reduzir o peso do veículo, a carroceria conta com materiais de engenharia de última geração como compósitos e grafeno. A capacidade de carga é de 17 metros cúbicos – 50% acima de uma van tradicional.

 

“Entendemos que apenas a eletrificação não viabiliza a operação de um veículo elétrico. O Arrow One agrega conceitos que o tornam uma solução verde, eficiente e com design inovador” afirma Marcelo Simon, Head de Desenvolvimento de Negócios da Arrow.

 

Além disso, as soluções agregadas ao veículo permitem otimizar o tempo de embarque e desembarque dos itens, proporcionando um aumento de produtividade de até 50% e custo energético até 70% menor, se comparado a um veículo tradicional. O Arrow One oferece ainda 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

 

A pré-encomenda do modelo, produzido em Caxias do Sul (RS), abarcará neste primeiro momento 100 unidades que serão entregues à Unidas a partir de outubro de 2022, para utilização exclusiva em e-commerce – um mercado em expansão cuja participação no varejo total cresceu de 5% para 12,6% entre 2019 e 2020, segundo dados do portal E-Commerce Brasil.

 

“A Arrow Mobility tem uma equipe experiente e altamente qualificada para ingressar nesta nova etapa da empresa ao lado da Unidas. Esperamos que esta parceria inicie um novo ciclo que melhore consideravelmente a logística de última milha nas cidades, bem como proporcione o desenvolvimento de novos produtos”, afirma Julio Balbinot, Head de Estratégia e Marketing da startup.

 

Compromisso com a sustentabilidade

 

Atualmente, a Unidas é líder em frota sustentável no país, com mais de 400 veículos eletrificados em locação, e possui uma frota composta por 93% de veículos flex – o etanol emite 111 vezes menos gases de efeito estufa por quilômetro rodado em relação à gasolina. Recentemente, a companhia aderiu à EV100, iniciativa global que reúne companhias comprometidas com a transição do transporte à combustão para os veículos elétricos (EV) até 2030. A locadora foi a primeira empresa brasileira e segunda da América Latina a receber o selo EV100.

 

Engajada na sua agenda ambiental, a Unidas assumiu o compromisso no âmbito da parceria de agregar progressivamente milhares de veículos elétricos em sua frota, além de instalar centenas de pontos de recarga elétrica até o ano de 2027. Tais iniciativas dependem dos esforços conjuntos da indústria automotiva e agentes do setor em investir e disponibilizar os veículos elétricos e a infraestrutura necessária para o modal elétrico nos próximos anos.

 

A Unidas celebrou também a parceria com a Associação Brasileira de Veículo Elétricos (ABVE), entidade de apoio ao transporte eficiente e desenvolvimento do mercado de veículos eletrificados no Brasil. A iniciativa integrou a série de ações do Programa Unidas Electrics, que ajuda empresas a alcançar a sustentabilidade e a reduzir custos com uma solução completa de aluguel de veículos eletrificados.

 

A adesão à EV100 e a parceria com a ABVE reforçam o ecossistema de iniciativas da companhia em sua agenda social e ambiental que integram o programa Unidos por um Mundo Melhor e mobilizam colaboradores, clientes e parceiros em prol de um ambiente mais sustentável e equilibrado. Recentemente, a Unidas celebrou um marco importante de sua história com o lançamento do Programa Carbono Neutro, que visa neutralizar toda a emissão de gases de efeito estufa (GEE) da frota da companhia até 2028.

 

Consciente das mudanças climáticas e do impacto das empresas em seus processos produtivos, a Unidas estabeleceu uma agenda de iniciativas voltadas à sustentabilidade. Entre as iniciativas mais recentes, estiveram a compensação de mais de 143 mil toneladas de CO2 por meio da compra de crédito de carbono, considerando os ciclos de 2019 e 2020. A companhia adquiriu energia renovável para 12 lojas no estado de Minas Gerais (MG) e adotou a lavagem a seco em 30% das lojas de Rent a Car (RAC).

 

A qualidade do inventário de gases de efeito estufa (GEE) conferiu à Unidas o selo ouro na plataforma GHG Protocol. Além disso, a companhia criou em 2020 o Comitê de Sustentabilidade e integra o movimento Ambição pelo ODS, a plataforma Ação pelo Clima, da Rede Brasil do Pacto Global, e o movimento Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future para redução de gases do efeito estufa (GEE) com base na ciência (SBTi). A Unidas segue atenta a todas as oportunidades de ações mais sustentáveis, e com o compromisso de fortalecer todo o universo de ESG, sendo que tais esforços garantiram à empresa a participação no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3, bolsa de valores brasileira. (Blog do Ricardo Ribas)