AutoIndústria
Com o balanço de vendas dos dez primeiros meses do ano, o Volvo FH 540 mostra que leva boa vantagem na hora do transportador escolher veículo para as aplicações rodoviárias de longas distâncias. Segundo os dados da Fenabrave, o modelo acumula mais de 7,2 mil unidades emplacadas até o outubro.
O volume não só representou um crescimento de 40,8% sobre o mesmo exercício do ano passado (5,1 mil), mas também 13,6% de participação nas vendas de pesados (53,5 mil unidades), categoria que encerra o período com 51,1% dos emplacamentos totais de caminhões, de 104,8 mil até outubro.
A representatividade do subsegmento se destaca ainda no ranking dos dez caminhões mais vendidos, no qual seis deles são pesados. O restante é representado por um médio, um semipesados e dois leves.
A disputa tem o Volvo FH 540 na liderança isolada, seguido por uma boa diferença pelo Scania R450, com 5,6 mil negociadas ou 10,54% de participação dentre os pesados. O médio Volkswagen 11.180, o terceiro mais vendido, é outro no topo de sua categoria com 55% das vendas em mercado de 9 mil unidades até outubro.
Em crescimento contínuo o pesado DAF XF ocupa a quarta posição com 4,2 mil unidades emplacadas de janeiro a outubro, desempenho que garantiu 8,25% nos licenciamentos da categoria. O quinto mais vendido é outro Volvo, o FH460. O modelo acumulou no período 3,6 mil unidades negociadas ou 6,8% de participação. Assim, com dois produtos, a fabricante de Curitiba (PR) chega ao fim de dez meses com mais de 20% das entregas de pesados. (AutoIndústria)