Tecnologias do novo Goodyear Eagle Sport 2 melhoram ainda mais o desempenho do pneu

Blog do Ricardo Ribas

 

O novo Goodyear Eagle Sport 2 é um dos exemplos da renovação do portfólio da companhia e representa os esforços de manter acelerado o ritmo de desenvolvimento, inovação e conforto dos modelos que calçam os veículos que trafegam pelas ruas, avenidas e estradas. Esse é o primeiro pneu produzido no Brasil equipado com a tecnologia Wear Gauge, que permite o acompanhamento do desgaste do pneu de modo mais fácil pelo consumidor.

 

O Eagle Sport 2 é voltado ao segmento médio de veículos de média e alta potência. A sua evolução, ao ser comparado com o modelo antecessor, destaca-se pela estrutura diferenciada da carcaça, além de oferecer maior quilometragem, melhor dirigibilidade e maior economia de combustível. “Sempre trabalhamos com pesquisas específicas antes do desenvolvimento de um produto. Para a produção do Eagle Sport 2, identificamos que o público deste segmento utiliza os veículos para o trabalho, lazer e para as férias. Então, trata-se de um lançamento que vem para atender às necessidades de um cliente bastante exigente”, afirma a gerente de trade e marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora da Cruz.

 

Atribuições e características

 

Maior quilometragem. Essa melhoria se dá graças à construção otimizada da estrutura do Eagle Sport 2, que resulta em um incremento de 15% a mais em termos de quilometragem quando comparado ao seu antecessor. Outras evoluções também são o desenho da banda de rodagem, o que proporciona melhor escoamento da água e melhor contato do pneu com o solo. Já a redução do consumo de combustível vem do novo composto da banda de rodagem e do tipo de construção da carcaça.

 

Nos testes realizados no laboratório da Goodyear, o Eagle Sport 2 comprovou essas melhorias com os resultados obtidos. Em dirigibilidade, obteve um resultado 7% superior em piso molhado e 4% superior em piso seco. Na análise referente à menor distância de frenagem, o produto obteve um resultado 7% superior em piso molhado e 2% superior em piso seco.

 

“A Goodyear inova mais uma vez e traz a renovação de cinco medidas, além de quatro medidas novas que não estavam disponíveis na linha antecessora. Com o novo modelo, as nove medidas atendem os consumidores atentos para desempenho, conforto e segurança”, adianta Debora da Cruz.

 

Tecnologia Wear Gauge

 

A nova tecnologia Wear Gauge foi desenvolvida para facilitar o acompanhamento do desgaste dos pneus. Trata-se do primeiro pneu produzido no Brasil com essa inovação, proporcionando maior controle do desgaste do pneu e informação para o consumidor.

 

A nova escala permite ao consumidor visualizar de formar fácil os níveis de desgaste do pneu, até seu limite de 1,6mm (TWI). A escala de medição é dada em quatro níveis e está presente em quatro locais na raia externa do pneu.

 

“A sinalização mostra para o condutor do veículo o desgaste escalonado do produto. No pneu novo, o número 8 mostra que ele tem 8 vezes o TWI de 1,6 mm. Com o uso, é possível enxergar facilmente quando esse número cai para 6, depois 4, até chegar à escala 2, quando chega ao TWI de 1,6 mm, a espessura mínima de segurança da banda de rodagem que, inclusive, é o limite de desgaste permitido por lei. Com isso, a nova tecnologia entrega ao consumidor maior autonomia para medir os níveis de desgaste do pneu, ajudando-o a acompanhar a vida útil do pneu e já se preparar para a próxima troca”, explica Debora. (Blog do Ricardo Ribas)