Diário do Transporte
As vendas de ônibus usados entre janeiro e outubro de 2021 envolveram 35.306 veículos, o que significa alta de 33% (32,94%) em comparação à semelhante período de 2020, quando foram comercializados 26.557 coletivos.
Os dados fazem parte do levantamento mensal da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), que reúne concessionárias em todo o País.
A falta de insumos na produção que tem ampliado o tempo de espera para a entrega dos ônibus zero quilômetro; fechamento de empresas de ônibus, o que aumenta a disponibilidade de veículos pouco usados e com preços interessantes; e a necessidade de renovar frota mesmo com a crise fazendo aumentar a busca por veículos mais em conta; estão entre motivos.
Ainda de acordo com o levantamento, na comparação de outubro de 2021 com outubro de 2020, a alta foi de 16,21%, com 3.994 unidades de 2021 ante 3.437 do mesmo período de 2020.
Na comparação entre setembro de 2021 (4.078) e outubro de 2021 (3.994), a queda foi de 2,06%.
Para se ter uma ideia, enquanto o mercado de ônibus usados de janeiro a outubro de 2021 registou essa alta de 33% (32,94%) com 35.306 unidades, no mesmo período o mercado de ônibus zero quilômetro registrou queda de 0,44% com 14.858 unidades.
Marcas
O ranking de marcas de usados é muito semelhante ao de ônibus novos, já que traduz um reflexo do mercado de zero quilômetro.
Mercedes-Benz lidera com 58,08%, seguida de Volkswagen Caminhões & Ônibus com 16,75% de participação e Marcopolo (Volare), com 11,47% no acumulado entre janeiro e outubro de 2021. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)