Jornal do Carro
A Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana da Embraer, iniciará no dia 8 de novembro uma simulação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Os testes fazem parte do projeto do carro voador elétrico.
A rota vai conectar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na cidade do Rio de Janeiro. De início, a Eve utilizará um helicóptero. Depois disso, contará com a ajuda de parceiros estratégicos, bem como de entidades governamentais.
A simulação vai avaliar o ecossistema para a futura operação da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL). O modelo criado pela subsidiária da Embraer terá baixo ruído e zero emissão de carbono.
Voos diários por R$ 99
Nesta fase inicial de testes, serão realizados seis voos diários durante o período de um mês. A operação terá acompanhamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa a Eve.
Primeiros voos em 2021
Em março deste ano, a Embraer divulgou informações e imagens dos testes com seu carro voador. O “drone gigante” alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), na sede da empresa de aeronáutica.
O projeto segue o conceito de carro voador eVTOL, adotado por outras empresas e montadoras. A sigla indica que o veículo elétrico consegue pousar e decolar verticalmente.
O modelo possui dez hélices movidas por motores elétricos. Além disso, a versão de produção poderá ganhar dois rotores para melhorar o desempenho em voos de cruzeiro. Nesta primeira viagem, a aeronave não comportou passageiros e voou sob controle remoto.
Atualmente, a Eve testa os softwares que farão a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um humano no comando.
Aeronave será autônoma
Contudo, o objetivo para um segundo momento é que o carro voador seja totalmente autônomo. Ou seja, a ideia é que o modelo trabalhe como um carro de aplicativo. Assim, basta o cliente pedir pelo smartphone para o veículo buscá-lo, tal como no app da Uber.
O projeto do carro voador propõe uma alternativa mais barata ao helicóptero. Assim como provoca a necessidade de se repensar o tráfego aéreo urbano nas grandes metrópoles.
Outros projetos
Conforme o Jornal do Carro noticiou, várias empresas – como, por exemplo, Hyundai e Uber – estão investindo forte neste meio de transporte. Afinal, a promessa é de que cheguem ao mercado até o fim desta década.
O UAM (Urban Air Mobility), da marca sul-coreana, também é totalmente elétrico. Sua velocidade máxima atinge 290 km/h, e o modelo pode, assim, voar entre 300 e 600 metros de altitude. A autonomia para viagens é de até 100 quilômetros, mas, segundo a Hyundai, a recarga completa da bateria em horários de pico levará entre 5 e 7 minutos.
Carro voa 35 minutos na Europa
Em maio deste ano, a companhia eslovaca, Klein Vision, fez com que seu protótipo, o AirCar, conseguisse alçar voo por 35 minutos. Nesse caso, entretanto, o veículo se parece com carro esportivo de verdade, pelo menos na dianteira. Assim, a traseira lembra mais uma aeronave.
Desse modo, o AirCar fez um voo doméstico na Eslováquia e saiu de Nitra e foi até Bratislava, capital do país. Essa foi a primeira viagem intermunicipal do protótipo da Klein Vision.
De acordo com o criador, o professor Stefan Klein, o veículo voou a uma altura de 2,5 mil metros e alcançou a velocidade de cruzeiro de 190 km/h. No entanto, ele só consegue transportar duas pessoas, com um limite de peso de até 200 kg. Sem passageiros, ele pesa 1,1 tonelada. 9Jornal do Carro/Jorge Carrasco)