AutoIndústria
É um projeto amplo, que abrange desde o uso de biogás nas fábricas e na rede de concessionárias até o desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol. A parceria entre a Volkswagen do Brasil, Raízen e Shell, anunciada nesta sexta-feira, 29, contempla também a oferta de eletropostos em grandes centros urbanos e corredores importantes, como São Paulo-Rio.
Durante evento online para divulgação das ações a serem implementadas no País para acelerar a descarbonização, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, destacou a importância do trabalho conjunto para garantir avanços na área energética.
“É um privilégio ter o etanol no Brasil, ele melhora o meio ambiente devido a sua baixa emissão de CO2, gera muitos empregos e contribui para o crescimento da economia do País. Essa parceria certamente nos ajudará muito no desenvolvimento de tecnologias complementares a partir do etanol e outros biocombustíveis em nosso Centro de P&D no Brasil”, previu o executivo.
A Raízen, licenciada da marca Shell, investiu R$ 250 milhões em sua unidade de Piracicaba, SP, para fornecimento de gás renovável para clientes brasileiros. “Nosso primeiro contrato é com a Volkswagen”, informa Ricardo Mussa, CEO da Raízen, explicando que o biogás é obtido a partir da utilização de resíduos da produção de açúcar e etanol. Segundo Di Si, a Volkswagen vai deixar de emitir 19 mil toneladas de CO2 por ano com o uso de biogás.
Com relação ao etanol, os representantes das empresas envolvidas na parceria adiantaram apenas que a ideia é desenvolver novas fórmulas visando melhorar ainda mais a eficiência do biocombustível, além de trabalharem em conjunto para expandir o uso de etanol em mercados internacionais.
O objetivo é divulgar seus benefícios na metodologia do poço a roda, na qual é considerado o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.
“Com todas essas ações em parceria com a Raízen e a Shell, estamos trabalhando não só em soluções para os nossos produtos, mas também reforçando a sustentabilidade nas nossas fábricas e na rede de concessionárias. Tudo isso muito integrado ao nosso programa global WayToZero, que tem como objetivo tornar a nossa empresa neutra em carbono até 2050”, complementa Pablo Di Si.
No que diz respeito aos eletropostos, o CEO da Raízen explicou que o projeto envolve criar uma rede de eletropostos de recarga rápidos Shell Recharge em postos de combustível já existentes. Mussa garantiu que as primeiras unidades serão inauguradas ainda este ano no Estado de São Paulo.
Dentre outras ações contempladas na parceria, ficou definido também que a Raízen vai dar suporte para o programa de testes dos carros elétricos ID. 3 e ID.4 no Brasil, nas fábricas da Volkswagen e no ID Test Drive, primeiro evento com os carros elétricos da Volkswagen que acontece ainda este ano.
“É um prazer poder contar com uma das maiores companhias automotivas do mundo como uma aliada no nosso propósito de redefinir o futuro da energia. Este movimento reforça o nosso papel como uma empresa que apresenta soluções sustentáveis tanto para o presente quanto para o futuro, tendo em vista o desafio de descarbonização global”, comentou o CEO da Raízen. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)