Volare desenvolve micro-ônibus para treinamento de motoristas com deficiência para o Detran-ES

Diário do Transporte

 

A Volare, unidade de negócio da Marcopolo, desenvolveu para um Volare New Attack 8 para o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo).

 

O veículo será utilizado para o treinamento e habilitação de pessoas com deficiência para processo de habilitação da Categoria D. O micro-ônibus será entregue nesta terça-feira, 26 de outubro de 2021, em cerimônia que marca o lançamento da terceira fase do programa CNH Social, com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

 

De acordo com a fabricante, o Volare New Attack 8 foi totalmente adaptado para realização de processos de habilitação da categoria D de para pessoas com deficiência.

 

O micro-ônibus possui os seguintes itens: transmissão automática, poltrona do motorista estofada e revestida em tecido com amortecimento hidráulico e ajustável às necessidades do motorista com encosto de cabeça, acelerador à esquerda, manopla removível (de três hastes de empunhadura) e pomo giratório no volante de direção; acelerador e freio manual; comandos de painel ao volante; comandos de painel por controle remoto no volante (limpador ,luzes ,buzina, etc.); prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade; com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade.

 

Com comprimento de 7.385mm (distância entre-eixos de 3.750mm), larguras interna de 2.130mm e externa de 2.200mm, e altura interna 1.900mm, o modelo tem capacidade para 20 passageiros sentados em poltronas Executiva 875, mais auxiliar e motorista.

 

Além disso, o veículo é equipado com sistema de ar-condicionado Valeo 160WCT para mais conforto e comodidade, DTA (Dispositivo de Transferência Auxiliar) para total acessibilidade, itinerário eletrônico e porta-pacotes com iluminação. O Volare New Attack 8 será utilizado na capital do estado, Vitória, em unidade especializada no treinamento e formação de condutores.

 

Projeto-piloto

 

De acordo com o diretor da concessionária Drosdsky, Irlan Teixeira, a empresa foi a vencedora do Pregão Eletrônico para fornecimento da unidade, que deverá entrar em operação até o final deste ano.

 

“É com grande satisfação e orgulho que participamos dessa importante ação social inclusiva do estado do Espírito Santo. Está no DNA da Volare desenvolver veículos que atendam às necessidades e características de públicos específicos”, disse.

 

Também segundo o diretor, o novo Volare faz parte de um projeto-piloto do Detran do Espírito Santo para incentivar os Centros de Formação de Condutores do Estado a oferecerem veículos que permitam o treinamento e a habilitação de pessoas com deficiência. Com isso, permitirá a inclusão de motoristas PcDs no mercado de trabalho. (Diário do Transporte/Jessica Marques)