Modelo 3 da Tesla liderou vendas na Europa em setembro

AutoIndústria

 

A eletrificação dos veículos está acelerada na Europa. Prova disso são os desempenhos de vendas de modelos híbridos e elétricos na região nos últimos meses e, em particular, dos mais negociados no mês passado. Pela primeira vez na história do continente, um carro totalmente elétrico foi o automóvel mais vendido em um único mês.

 

O feito histórico coube ao Tesla Modelo 3, que teve precisamente 24.591 unidades licenciadas em setembro, 58% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Além dele, somente o Hyundai Tucson, oitavo mais vendidos com 14,1 mil licenciamentos, registrou crescimento entre os dez primeiros automóveis.

 

Com participação de 2,6%, o Modelo 3 também entra para a história ao ser o primeiro produto fabricado fora da Europa a se manter à frente das vendas. Para isso, superou carros que tradicionalmente brigam pela ponta na região. O Renault Clio ficou na segunda posição, com quase 18,3 mil unidades, 23% abaixo de setembro de 2020, seguido do Dacia Sandero, 18 mil, e do Volkswagen Golf, 15,5 mil.

 

A Tesla tem muito mais comemorar, já que fez dobradinha entre os veículos movidos a bateria, os BEV. A segunda posição nesse ranking ficou com o Model Y, que acumulou 8,9 mil licenciamentos, à frente do Volkswagen ID.3, 8,3 mil, e do Renault Zoe, com 6,6 mil unidades negociadas.

 

A marca norte-americana lidera o segmento de BEVs com 24% de participação. Logo atrás estão as marcas somadas do Grupo Volkswagen, que detiveram 22% das vendas, das da Stellanti,s com 13%,  e da  Hyundai-Kia, pouco menos de 11%.

 

Os bons resultados da Tesla e dos elétricos acontecem em um momento de expectativa para o início de operação da primeira fábrica europeia da empresa em Gruendheide, perto de Berlim, Alemanha, de onde sairá o Y para os mercados da região.

 

Carros elétricos e híbridos plug-in estão se beneficiando dos vários incentivos e subsídios governamentais disponíveis para esses veículos na Europa. Em setembro, as vendas de produtos de baixa emissão tiveram crescimento de 44% na comparação mensal, para 221,5 mil unidades, ao mesmo passo que as de modelos a diesel diminuíram 51%, para 167 mil unidades.

 

Antes da pandemia, para cada híbrido ou elétrico licenciado, 10,3 carros a diesel chegavam às ruas. A relação agora é bem outra:  apenas 1,3 diesel para cada eletrificado. (AutoIndústria)