Portal Terra
A empresa italiana Pirelli lançou oficialmente nesta quinta-feira (21) três novos modelos de pneus e uma tecnologia que permite ao veículo continuar rodando mesmo em caso de perfurações na borracha.
As novidades foram apresentadas no Circuito Panamericano, complexo de testes da marca em Elias Fausto, no interior de São Paulo, e miram sobretudo o aumento da participação de SUVs no mercado brasileiro.
Segundo dados apresentados pela Pirelli no evento, esse tipo de veículo respondia por 19% do total de emplacamentos em 2014, número que deve subir para 46% em 2021. Já os carros com aro superior a 16 polegadas devem saltar de 34% para 55% do total nesse mesmo período.
Um dos pneus lançados pela empresa italiana é o Novo Scorpion, voltado para SUVs e picapes de uso 100% urbano. O segundo é o Scorpion HT, destinado ao mesmo tipo de veículo, mas que de vez em quando circulem por trechos off-road – a Pirelli sugere um balanço de 70% de uso urbano e 30% fora de estrada.
O terceiro produto é o Cinturato P7, evolução da linha Cinturato e voltado a veículos de passeio de média e alta potência. Todos eles prometem maior economia de combustível, menor ruído e menor distância de frenagem.
Vedação
A outra novidade apresentada pela Pirelli é a tecnologia Seal Inside, que veda furos de até quatro milímetros no pneu e permite ao veículo continuar rodando, sem que o motorista tenha de parar para trocar o composto ou fazer o reparo.
A marca é a única a comercializar essa tecnologia na América Latina e já começou a produção na fábrica de Feira de Santana (BA). Caso um objeto cortante, como um prego, perfure a borracha, ele é envolvido pelo material vedante.
Após a retirada do objeto, essa massa ocupa o espaço do furo e sela o pneu, evitando a perda de pressão. A Pirelli estima que a tecnologia funcione em 85% dos casos de perfuração de pneus.
“É uma tecnologia disruptiva no mercado brasileiro e latino-americano. Vai causar uma grande revolução no mercado, especialmente por conta das características dos países latino-americanos”, disse o CEO da empresa italiana na América do Sul, Cesar Alarcon.
Durante a apresentação do Seal Inside, um piloto da Pirelli passou sobre uma placa repleta de pregos e continuou rodando. Ao parar o carro, a pressão do pneu continuava a mesma de antes das perfurações.
Inicialmente, serão 20 medidas disponíveis, contemplando cerca de 70% do segmento-alvo (aros de 16 a 19 polegadas), além de seis homologações em andamento para os próximos dois anos.
O pneu com a tecnologia Seal Inside ainda virá com o serviço de proteção TyreLife, que substitui o composto em casos de danos acidentais e irreparáveis, com prazo de cobertura de seis meses, extensíveis por mais seis. (Portal Terra)