CarPointNews
O BMW Group Brasil posicionou seus veículos como os mais eficientes comercializados no mercado nacional, de acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Independentemente do critério utilizado, seja ele de megajoules por quilômetro ou a média de quilômetros por litro nos percursos urbanos e de estrada, dos cinco modelos mais econômicos vendidos no país, quatro são das marcas BMW e MINI. Os representantes são os sedãs BMW 330e, 530e e o 745Le, além do utilitário MINI Cooper S E Countryman ALL4. O BMW i3 é o elétrico mais eficiente do país.
“Focado em desenvolver modelos para atender as necessidades do cliente, o time de engenharia do BMW Group no Brasil foi extremamente eficiente nos desenvolvimentos de produto e possibilitou o amplo domínio no ranking divulgado pelo Inmetro”, afirma Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.
Mais bem colocado na lista, o BMW 530e obteve médias de 24 km/l na cidade e 25,8 km/l na estrada, obtendo uma média de 24,9 km/l no circuito misto. Além disso, ele também é o mais eficiente em megajoules por quilômetro, com média de 0,80. Trata-se do modelo híbrido mais eficiente vendido no Brasil, mesmo equipado com um motor 2.0 TwinPower turbo híbrido plug-in de 292 cv e transmissão automática Steptronic, de oito velocidades.
O MINI Cooper S E Countryman ALL4 aparece logo em seguida com médias de 23,6 km/ e 23,2 km/l, respectivamente, na cidade/estrada e consumo combinado de 23,4 km/l. Sua eficiência energética é de 0,86 MJ/km e o modelo é o Utilitário Esportivo Premium mais eficiente vendido no Brasil.
Empatados tecnicamente estão dois sedãs. De um lado, o 330e mostra a sua versatilidade, unindo esportividade e economia de combustível com médias de 21,7 km/l na cidade e 24,6 km/l na estrada, obtendo um consumo combinado de 23,1 km/l. Sua eficiência energética é de 0,88 MJ/km.
Do outro lado, o BMW 745Le prova que até mesmo um sedã extragrande e de puro luxo pode ser econômico. O modelo obteve médias 21,8 km/l na cidade e 24,6 km/ na cidade e estrada, com 23,2 km/l de consumo combinado e os mesmos 0,88 MJ/km de eficiência energética do 330e.
Equipados com diferentes sistemas híbridos, os modelos reforçam a preocupação do BMW Group por um mundo mais sustentável. Além disso, vale destacar também o papel de suma importância da equipe de engenharia nacional, que participou ativamente do acerto dos modelos para o Brasil, potencializando suas qualidades para comercialização no mercado brasileiro e obtendo os resultados expressivos.
Além do domínio no ranking de carros híbridos mais econômicos, a BMW leva mais um título, desta vez com o elétrico i3. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, divulgado pelo Inmetro, o modelo é o carro elétrico mais eficiente vendido no Brasil.
Com consumo de 0,47 MJ/Km, esse número seria equivalente a um consumo de 47,7 km/l em trecho urbano e 39,4 km/l no rodoviário de um automóvel movido a gasolina. (CarPointNews)