Jornal do Carro
Na última semana, a Honda anunciou que vai concluir em dezembro a transferência da produção de veículos de Sumaré para a nova fábrica de Itirapina, ambas no interior paulista. Mas nem todos os modelos ganharão a nova linha. O sedã médio Civic não irá. Tal como o Jornal do Carro vem noticiando há alguns meses, a marca japonesa vai encerrar a produção local do modelo, após 24 anos.
A decisão de encerrar a produção local do Civic se deve sobretudo ao sucesso dos SUVs. Em 2021, o sedã vendeu pouco mais de 14 mil unidades entre janeiro e setembro. O arquirrival Toyota Corolla, por exemplo, tem 30,5 mil unidades emplacadas no mesmo período. Mas não é só. A categoria encolheu com o avanço dos SUVs, e atualmente tem só 5% das vendas.
Fornecedores estão avisados
Segundo apuração do site Autos Segredos, a Honda já avisou os fornecedores que vai encerrar a produção do Civic em novembro. Assim, partir de dezembro, a montadora vai unificar a produção de veículos na fábrica de Itirapina (SP), que foi concluída em 2016, mas abriu em 2019, por causa das sucessivas quedas nas vendas de carros no País.
O fim do Civic nacional será um marco para a fabricante japonesa. Afinal, o sedã médio é feito no País desde 1997 – ou seja, há 24 anos. Contudo, não será o fim do Civic no Brasil. Em 2022, a Honda lançará a nova geração do modelo, revelada no início deste ano. A expectativa é de que o novo Civic desembarque importado dos Estados Unidos já no 1º semestre.
Dessa forma, é esperado que a nova geração venha mais cara, com um posicionamento de preços superior ao atual, que vai de R$ 121 mil até R$ 165 mil. Essa subida de patamar virá pelas novas tecnologias disponíveis no novo Civic, mas também servirá para distanciar o sedã médio dos compactos da marca, sobretudo das novas gerações do City e do HR-V.
Próximos meses serão intensos
Com o fim do Civic, a Honda dará início à reformulação da sua gama de veículos. A marca japonesa está muito próxima de lançar a nova geração do compacto City, que, pela primeira vez, terá a carroceria hatch no Brasil. Com o hatch e o sedã, a Honda pretende suprir as demandas pelo Civic e pelo Fit, que também deverá sair de linha e vir importado em 2022.
Além do novo City, a Honda prepara a chegada da nova geração do HR-V no mercado brasileiro. Tal como o Jornal do Carro publicou a última semana, o SUV será completamente renovado no início de 2022, já com produção local em Itirapina. A expectativa é de que o novo HR-V chegue às lojas brasileiras no 1º trimestre do ano que vem. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)