AutoIndústria
A Mercedes-Benz acaba de iniciar uma nova etapa na sua mais que centenária história. A fábrica de Wörth, na Alemanha, começou a produzir em série o primeiro caminhão elétrico da marca, o eActros.
Apresentado mundialmente em junho, o modelo já roda em programas-piloto com clientes há mais de três anos e pode ser encomendado desde o início deste mês.
O eActros tem dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Dependendo da versão, obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir autonomia de até 400 quilômetros.
Ideal para operações de distribuição, o caminhão pode ser recarregado com até 160 kW. As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A.
O novo caminhão sai de linha de montagem flexível, na qual também são fabricados modelos a combustão interna, e depois é eletrificado na área batizada de Future Truck Center.
“O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões. Queremos expandir a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui, em Wörth”, afirma Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks, que inaugurou a nova estrutura no último dia 7.
O Future Truck Center, assim, será o polo produtor de toda uma linha de caminhões movidos a bateria. A produção do eEconic, modelo desenvolvido para uso urbano, já está programada para o segundo semestre de 2022, enquanto a do eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, dois anos depois.
Além das baterias, outros componentes de alta voltagem são incorporados em várias etapas de produção. Depois da montagem, o sistema inteiro é colocado em operação no Future Truck Center e o caminhão então é reintegrado ao processo normal de produção para acabamento e inspeção final.
Desde 2018, mais de 2,5 mil funcionários receberam treinamento para manejo dos veículos e dos componentes de alta voltagem. Eles também foram capacitados a lidar com células de combustível de hidrogênio, tecnologia que será adotada futuramente e que já compõe compromisso da montadora com os trabalhadores assinado no ano passado.
Além dos caminhões, a própria planta caminha para ser neutra na emissão de CO2, assim como todas as outras fábricas europeias da Daimler Truck. Para isso, gradualmente, utilizará fontes de energia renováveis, como de parques eólicos e solares ou usinas hidrelétricas.
No longo prazo, um sistema de refrigeração por absorção central substituirá centenas de unidades de ar condicionado descentralizadas. Os atuais edifícios e infraestruturas também serão totalmente renovados em termos de eficiência energética. (AutoIndústria)