Coisas de Agora
O BMW Group está acelerando sua expansão na eletromobilidade e lançará cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos nos próximos dez anos. Em 2030, espera-se que pelo menos metade das vendas globais do BMW Group venha de veículos totalmente elétricos. Desta forma, irá aumentar a necessidade por lítio, importante matéria-prima para a produção de células de bateria.
Diante disso, para promover a extração de lítio com eficiência e de modo ecológico, o BMW Group está investindo, por meio de seu fundo de capital de risco, o BMW i Ventures, em um processo inovador desenvolvido pela startup americana Lilac Solutions. A Lilac Solutions desenvolveu e patenteou uma tecnologia de troca iônica que irá melhorar significativamente a eficiência, os custos e a sustentabilidade extraindo lítio de recursos de salmoura, que são depósitos naturais de água salgada.
“As tecnologias inovadoras proporcionam um acesso melhor, mais sustentável e mais eficiente às matérias-primas. Ao investir em startups, estamos acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias, estimulando a concorrência e proporcionando um impulso que tornará mais fácil para as empresas jovens o acesso ao mercado”, disse Wolfgang Obermaier, Vice-Presidente Sênior de Bens e Serviços Indiretos, Matérias-primas, e Parceria de Produção no BMW Group. “Ao investir na Lilac Solutions, estamos apoiando o progresso tecnológico na área de extração de lítio, com foco em métodos responsáveis e sustentáveis”, completa o executivo.
A Lilac Solutions desenvolveu uma nova tecnologia de troca iônica para tornar a mineração de lítio de recursos de salmoura mais eficiente e econômica. A empresa busca reduzir significativamente o impacto ambiental em comparação aos métodos convencionais, ao mesmo tempo em que protege as comunidades locais e os ecossistemas. A tecnologia já foi comprovada e agora deve demonstrar que pode ser dimensionada e industrializada no médio prazo. O processo pode então ser usado com salmouras em todo o mundo, mesmo que tenham um baixo teor de lítio.
O BMW Group tornou a sustentabilidade e a eficiência dos recursos fundamentais para a direção estratégica da empresa. Um aspecto fundamental para o grupo é o cumprimento dos padrões ambientais e sociais na cadeia de abastecimento. A eliminação das violações dos direitos humanos, e das normas ambientais, apresenta um desafio particular no caso de matérias-primas críticas, como é o caso do lítio. Para esta matéria-prima, o BMW Group Purchasing implementou medidas adicionais e está obtendo lítio diretamente das minas e disponibilizando-o aos fornecedores de células de bateria. Dessa forma, a empresa cria total transparência sobre a origem e os métodos de mineração do material.
BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia. (Coisas de Agora)