Pesquisa da MINI USA revela que o mercado de elétricos supere veículos a gasolina em 15 anos

Blog do Ricardo Ribas

 

Uma pesquisa realizada pela MINI USA aponta que os consumidores norte-americanos estão cada vez mais buscando eletrificar suas viagens diárias. Com resultados divulgados durante a National Drive Electric Week, o levantamento encomendado pela Engine’s CARAVAN revela que metade dos consumidores esperam que o mercado automotivo americano seja majoritariamente elétrico em apenas 15 anos. Além disso, 80% dos entrevistados também considerariam um modelo elétrico como seu carro primário ou secundário, um sinal claro de progresso na adoção em massa de veículos elétricos como o modo de transporte diário ideal para trabalho e lazer.

 

Embora o alcance continue sendo uma preocupação frequentemente discutida em relação aos padrões de transporte diário dos consumidores, a pesquisa destaca que 78% dos entrevistados não viajam mais que 80 km por dia em média. Atualmente, a maioria dos carros elétricos oferece um alcance de mais de 160 km, mostrando que os veículos elétricos são compatíveis para a maioria dos motoristas norte-americanos.

 

A acessibilidade dos elétricos também chamou a atenção dos consumidores norte-americanos. Quase metade dos entrevistados (47%) acredita que os veículos elétricos se tornaram mais acessíveis nos últimos dois anos. Isso também reflete nos 32% dos entrevistados que afirmaram que considerariam comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos.

 

Os consumidores mais jovens têm uma atitude especialmente positiva em relação aos veículos elétricos, com clientes da Geração Z e da Geração Y indicando que eles estão mais propensos a considerar a compra de um veículo elétrico em cinco anos – 39% e 41%, respectivamente. Esses públicos também têm o dobro de probabilidade de acreditar que os elétricos são divertidos de dirigir, em comparação com as gerações anteriores.

 

“Nossa última pesquisa mostra que mais consumidores estão mudando de opinião sobre os veículos elétricos à medida que se tornam mais acessíveis e atraentes em relação aos modelos a gasolina. Os veículos elétricos estão se tornando especialmente mais atraentes para uma nova geração – Gen EV, como chamamos. São pessoas jovens, que buscam diversão e se preocupam com o meio ambiente, e desejam opções de veículos elétricos mais acessíveis e divertidas de dirigir, como o MINI Cooper S E”, afirma Mike Peyton, Vice-Presidente da MINI das Américas.

 

A pesquisa MINI EV (Electric Vehicle) ressalta que a educação continua a ser um ponto de ênfase na conversa sobre os veículos elétricos. Apesar de uma significante maioria (78%) de norte-americanos dirigirem menos do que o limite de alcance da maioria dos veículos elétricos, o levantamento revela que pouco menos da metade dos entrevistados acreditam que o alcance dos veículos elétricos é compatível com seus padrões diários de direção. Durante a National Drive Electric Week, os resultados da pesquisa da MINI mostram que ainda existe a oportunidade de ter uma conversa honesta sobre o lugar que os veículos elétricos já ocupam nas estradas norte-americanas como uma opção divertida, confiável e acessível para todos.

 

Sobre o MINI Cooper S E

 

Com um centro de gravidade baixo, um trem de força elétrico potente e uma condução dinâmica, o MINI Cooper S E é um carro de verdadeiro desempenho que mantém todos os atributos de diversão de dirigir que os proprietários de MINI passaram a conhecer e amar. Com potência de 184 cv e torque instantâneo de 270 Nm, o hatch vai de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.

 

Tecnicamente, o desenvolvimento resultou em uma bateria de íon-lítio de 32,6 kWh, que permite uma autonomia de até 234 km (ciclo de testes WLTP) e de até 270 km (ciclo NEDC), e pode ser carregada em uma tomada doméstica com o carregador portátil, com carregadores rápidos como o MINI Wallbox, e com carregadores de rodovias de corrente contínua. Na cidade de São Paulo, uma recarga completa realizada na residência do próprio cliente tem custo estimado inferior a R$ 30,00, que pode variar de acordo com a tarifa/bandeira no período da recarga. Os clientes MINI ainda contam com uma rede de recarga gratuita desenvolvida pelo BMW Group de mais de 250 pontos em todo o Brasil.

 

Metodologia de pesquisa

 

A pesquisa da General Population foi conduzida entre uma amostra de 1.009 adultos compreendendo 504 homens e 505 mulheres com 18 anos de idade ou mais em nome da MINI USA. O estudo foi realizado em setembro de 2021. (Blog do Ricardo Ribas)