Rolls-Royce confirma primeiro carro 100% elétrico e fim dos motores V12

Jornal do Carro

 

No começo deste ano, surgiram especulações sobre o lançamento de um carro 100% elétrico da Rolls-Royce em 2022. Agora, após alguns meses, a fabricante inglesa confirma os rumores, e anuncia, então, o seu primeiro carro movido a eletricidade. Trata-se do Spectre, modelo que será lançado no mercado em 2023, dando início à eletrificação da marca.

 

Após a revelação do conceito 103EX Vision Next 100 Concept, em 2016, esta é a primeira vez que a Rolls-Royce fala de eletrificação de forma mais concreta. E com prazo para largar os tradicionais motores V12. Com o Spectre, a marca simbolizada pelo ”Espírito do Êxtase” anunciou o fim dos motores V12 a combustão a partir de 2030.

 

”Com este novo produto, estabelecemos nossas credenciais para a eletrificação de todo o nosso portfólio de produtos para 2030. Até esta data, Rolls-Royce não irá mais atuar no negócio de produzir ou vender nenhum produto com motor de combustão interna”, declarou o CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten Müller-Ötvös.

 

Modelo elétrico de luxo

 

De acordo com o executivo, o Sepctre usará a mesma base do Rolls-Royce Phantom, modelo lançado em 2016 com a arquitetura feita em alumínio. No entanto, ainda não há dados oficiais sobre desempenho, nem mesmo expectativa sobre valores.

 

Em nota, o CEO afirmou que o Spectre vai entrar na fase de testes de rodagem nas vias públicas. ”É o modelo real, que será testado aos olhos de todos e nossos clientes receberão as primeiras entregas do automóvel a partir do último trimestre de 2023”, confirmou.

 

Com o Spectre em vista, a marca britânica, portanto, não passará por uma etapa híbrida como a maioria das montadoras. Ou seja, com o projeto de abandonar os motores a combustão até 2030, a fábrica de extremo luxo vai produzir apenas carros 100% elétricos.

 

Previsão da eletrificação

 

Em meados de 1900, Charles Rolls, fundador da Rolls-Royce, testou um dos primeiros veículos elétricos do mundo, chamado Columbia. E, após perceber como ele era silencioso e limpo, considerou uma alternativa ideal, mas a longo prazo.

 

”Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”, registrou o pioneiro.

 

Dessa forma, 117 anos após sua ”previsão”, a fabricante finalmente deu seus primeiros passos rumo a eletrificação. Inclusive, com uma previsão que antecede 5 anos da proposta da Europa de zerar a produção de carros com motores a combustão até 2035.

 

Por fim, com uma nova gama começando, não há previsão do que irá acontecer com os modelos já conhecidos da marca. Como o próprio Phantom, Gost e o Wraith. Sendo adaptados ou não, agora resta esperar para ver quais novidades virão pela frente. (Jornal do Carro/Jady Peroni)