Carregador da ABB garante 100 km de autonomia em 3 minutos

AutoIndústria

 

O longo tempo de recarga das baterias, um dos principais incômodos dos veículos elétricos para muitos consumidores, pode estar chegando ao fim. A ABB apresentou mundialmente nesta quinta-feira, 30, o que chama de “carregador mais rápido do mundo”. O Terra 360, diz a fabricante, precisa de apenas 3 minutos para garantir 100 quilômetros de alcance para os automóveis movidos a bateria.

 

O dispositivo pode carregar quatro veículos simultaneamente e, portanto, é indicado a eletropostos públicos e privados e aplicações em estacionamentos e empresas de frotas. A ABB assegura que, com potência máxima de 360 kW, qualquer carro elétrico será integralmente carregado em no máximo 15 minutos.

 

“A demanda por infraestrutura de recarga de veículos elétricos, especialmente estações rápidas, convenientes e fáceis de operar é maior do que nunca”, disse Frank Muehlon, presidente da Divisão de E-mobilidade da empresa. “O Terra 360 é a chave para atender a essa demanda e acelerar a adoção da mobilidade eletrônica em todo o mundo.”

 

O novo carregador chegará a países da Europa até o fim deste ano. Por meio de parcerias com operadoras de cobrança internacionais, como Ionitye Electrify America, a ABB espera instalar as primeiras unidades nos Estados Unidos, América Latina e em mercados da região Ásia-Pacífico já a partir de 2022.

 

O novo carregador tem sistema de iluminação que orienta o usuário no processo de carregamento e indica o nível de carga da bateria do veículo e o tempo residual antes de uma sessão de carga ideal.

 

Luzes e uma tela de vídeo de 27 polegadas – na qual são exibidas mensagens e até mesmo fotos, vídeos e publicidades – servem à personalização do equipamento que, pelo porte, pode ser instalado também em espaços mais restritos.

 

Desde 2010 a ABB já vinha oferecendo uma grande variedade de dispositivos de carregamento elétrico para carros, ônibus, vans, caminhões e até navios e ferrovias. A empresa contabiliza vendas de mais de 460 mil carregadores em 88 países desde então, sendo 21 mil do tipo rápido DC e outros 440 mil AC. (AutoIndústria)