Truck & Bus Builder America do Sul
Segundo maior fabricante brasileiro de carrocerias de ônibus urbanos, a Caio Induscar firmou parceria com a Mercedes-Benz do Brasil com foco na eletromobilidade e apresentou ao mercado um novo modelo de ônibus urbano, o Caio Milennium 100% elétrico, com chassi eO500U, primeiro chassi elétrico desenvolvido e produzido no Brasil.
O modelo Caio Millennium quarta geração, do tipo padron 4×2, possui 13.250 mm de comprimento, com capacidade entre 87 a 90 passageiros, dependendo da configuração interna e da norma vigente no país, estado ou cidade, sendo a maior capacidade de transporte para ônibus elétricos no Brasil. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o veículo é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia e possui autonomia de até 250 quilômetros, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil.
O diretor da Caio, Paulo Ruas, explica que a empresa segue firme no propósito de continuar colaborando com a mobilidade e com inovações que priorizam as necessidades do momento, conectados com as demandas que prevemos para o futuro. “A Caio, em sinergia com montadoras e empresas especializadas em tecnologia de tração elétrica, já participou do desenvolvimento de ônibus híbrido; E-Bus elétrico puro (baterias), além do Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido + elétrico puro. O modelo usado em todos esses projetos foi o urbano Millennium, nas versões padrão, BRT, BRT articulado e superarticulado”, enfatiza o executivo.
Para Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o eO500U é uma solução que reforça o compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa,
Em a Caio participa constantemente de estudos que resultam em ônibus movidos a energia limpa. Em parceria com fabricantes de chassis e empresas de tecnologia em propulsão elétrica, a Caio participa constantemente de estudos que resultam em ônibus movidos a energia limpa.
Para Paulo Ruas, diretor comercial da Caio, “Parcerias como essa e com empresas de tecnologia em propulsão elétrica são de extrema importância para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes e aos usuários finais do ônibus. O compromisso da marca é oferecer ao mercado, produtos que aliam eficiência operacional à redução de impactos ao meio ambiente e, consequentemente, à sociedade.
Em setembro, a Caio já havia antecipado o desenvolvimento de um outro modelo de ônibus 100% elétrico, com chassi da portuguesa CaetanoBus, para o sistema de transporte urbano da cidade de São Paulo, a SPTrans. (Truck & Bus Builder America do Sul)