Truck & Bus Builder
A Volvo Buses Latin America está apresentando uma nova modalidade financeira para os operadores brasileiros de ônibus rodoviários. A partir deste mês de setembro, poderão utilizar os veículos sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal.
A nova opção, disponível inicialmente apenas para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca, permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato.
“Trata-se de um modelo de leasing operacional, que é muito parecido com uma oferta de locação/assinatura de veículos, que existe no mercado de automóveis”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. “É uma modalidade com diferenciais bastante competitivos e que incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, por exemplo, que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas que é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, complementa Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil.
A Volvo fará inicialmente uma oferta limitada de veículos nesta modalidade. Neste modelo, o transportador não precisará fazer o desembolso de capital para investimento inicial na compra do veículo. Ele receberá um ônibus completo de imediato, pronto para rodar e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado entre as partes. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida.
Vantagens
Além de não necessitar investir na aquisição do veículo, o transportador tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou ofertar uma proposta de compra e permanecer com o veículo definitivamente. “É um sistema financeiro que garante benefícios para ambas as partes. E contribui de forma significativa para a operação de transporte num momento em que o transportador tem dificuldades para fazer um investimento inicial maior na compra do veículo. Também permite que este operador direcione seus esforços exclusivamente para sua operação de transporte de passageiros, deixando com a Volvo a manutenção e outros serviços, garantindo-lhe maior disponibilidade e consequentemente maiores oportunidades de ampliar o faturamento”, explica Valter Viapiana.
Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões Double Decker (duplo piso) e Low Driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.
Inovação
“A Volvo é uma marca focada em inovação. Acabamos de apresentar novas tecnologias em nossa linha de rodoviários e agora temos novidade também em serviços financeiros. O pagamento do veículo como serviço e não como um bem é um conceito que vem ganhando força no mercado. E os clientes Volvo que operam com chassis rodoviários passam a agora a ter mais essa opção”, explica Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Volvo Financial Services
A Volvo Financial Services é uma divisão de negócios do Grupo Volvo, um dos fabricantes líderes mundiais em caminhões, ônibus, equipamentos de construção e sistemas de propulsão para aplicações marítimas e industriais. O Grupo Volvo também oferece soluções completas para financiamento e serviços. A Volvo Financial Services foi fundada em 2001 e está sediada em Greensboro, Carolina do Norte, Estados Unidos. A empresa emprega cerca de 1.500 pessoas em todo o mundo e conduz negócios em 50 países. (Truck & Bus Builder)