BYD lança novos caminhões elétricos que podem chegar ao Brasil

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A eletrificação está ganhando espaço em diversos segmentos e um deles é o de veículos comerciais, com caminhões de diversos portes assumindo motores elétricos e baterias de lítio ou fosfato de ferro-lítio, como no caso da chinesa BYD.

 

Presente no Brasil com a produção de chassis de ônibus elétricos, a BYD lança nos EUA dois modelos de caminhões elétricos que podem bem chegar ao mercado nacional, importados ou produzidos localmente.

 

BYD lança novos caminhões elétricos que podem chegar ao Brasil

 

Em Long Beach, Califórnia, a BYD – que já tem boa presença nos EUA – apresentou os novos caminhões Gen3 8TT e Gen3 6F aos transportadores americanos. Embora seja nos EUA a apresentação, os produtos mostrados não apresentam estilo daquele país.

 

Isso é porque eles foram criados por Wolfgang Josef Egger, ex-designer-chefe da Audi, que aplicou um estilo mais europeu, intimamente presente no mercado nacional através das diversas marcas vindas da Europa.

 

Bem mais sofisticados que aqueles caminhões já conhecidos da BYD, cujo design datado é claramente visto, os novos Gen3 chegam para atender aos segmentos médio e semipesado.

 

Sem chave física, os BYD Gen3 são bem mais avançados, tendo freio de estacionamento eletrônico e outros sistemas de assistência ao condutor. Eles possuem um sistema de carregamento combinado e têm motor elétrico de 250 cavalos.

 

A autonomia é de até 322 km e o Gen3 6F é voltado para coleta de lixo e trabalhos regionais de transporte e distribuição de cargas. Já o BYD 8TT é um semipesado com quinta roda para transporte regional de cargas, que precisam de veículos para distâncias curtas.

 

Este último chega a ter cabine leito e sua proposta lembra muito caminhões diesel como o Scania P340, por exemplo. Com visual limpo, os novos caminhões da BYD apresentam faróis duplos de LED, com o 8TT tendo ainda um acabamento diferenciado.

 

Sem grade superior, os novos BYD Gen3 apresentam cabine diferentes, com o 6F tendo um visual com vincos acentuados nas portas e boa área envidraçada (a câmera do detector de obstáculos é bem visível no para-brisa).

 

Simples, ela pode servir em um modelo mais leve, um interessante concorrente para o VW e-Delivery brasileiro, por exemplo. Aqui, a BYD oferece os modelos eT7 e eT8, inspirados em caminhões de outras marcas.

 

Como já dito, o Gen3 8TT é um transportador de cargas em reboque e a sua cabine leito pode acabar em até um modelo para 37 toneladas, concorrendo assim (nos EUA) com os Tesla Semi e Nikola Tre (Iveco). Só precisará de mais autonomia.

 

Por aqui, o mercado de caminhões elétricos ainda dá os primeiros passos, mas iniciativas de produção local como da Volkswagen e da FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades), mostra que existe uma rota alternativa para o tráfego de cargas com emissão zero no Brasil. Teremos Gen3 da BYD? Só a “discretíssima” chinesa para dizer… (Notícias Automotivas/Ricardo de Oliveira)