AutoIndústria
Em busca de soluções que possam tornar o transporte de carga cada vez mais eficiente, a Volvo passará a colher informações de um inédito caminhão-conceito desenvolvido pelo time de engenheiros brasileiros.
A partir de um FH 6×4 e parcerias com a Randon, Hyva e Continental nasceu o Efficiency Concept Truck, graneleiro rodotrem que pretende ser fonte de informações para futuros desenvolvimentos.
O modelo surge já com missão designada no transporte de grãos, em rotas do Centro-Oeste do País em direção aos portos de escoamento da safra. Portanto, em operações reais.
“Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. É o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”, conta em nota Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.
Para cumprir com os objetivos que se espera, a engenharia projetou a composição com tecnologias que promoverão redução de consumo, disponibilidade do veículo e segurança. De acordo com Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto, serão testados diversos conceitos novos, tanto no cavalo-mecânico quanto no implemento. “São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia, dentre outras.”
O visual já dá pistas de ineditismo. A fim de melhorar o desempenho aerodinâmico, a cabine foi rebaixada, alongada em 250 milímetros e projetada em 175 mm à frente. Também ganhou defletores com dobro do tamanho convencional utilizados pelo FH. Além disso, o entre-eixos mais curtos, de 3.000 mm, possibilita reduzir o espaço entre a cabine e o implemento.
As intervenções seguem com a substituição dos espelhos retrovisores por câmeras, suspensão de molas 30 quilos mais leve, adoção de freios a disco, rodas de alumínio e calotas. Por dentro, com o alongamento da cabine, o espaço ficou maior, possibilitando incorporar cama 250 mm mais larga.
No motor, a Volvo trouxe de matriz a tecnologia I-Save, um conjunto de aperfeiçoamentos técnicos que melhora a queima do combustível e entrega mais torque em baixas rotações. Há ainda redução no número de filtros de três para dois graças a adoção de novo óleo, o VDS5. No caso, menos viscoso.
O Efficiency Concept Truck inova também por incorporar painel fotovoltaico exclusivo para alimentar o próprio sistema elétrico. A composição como um todo, no entanto, antecipa tendências. O implemento desenvolvido pela Randon foi construído com perfis de alumínio e dotado de inteligência eletrônica. Quando vazio, por exemplo, o sistema do trailer suspende automaticamente os eixos, como também câmeras e sensores atuam nos freios ao identificar obstáculos nas manobras.
Por conta da Continental, o caminhão-conceito recebeu pneus de baixa resistência ao rolamento e dotados de soluções digitais que medem pressão e temperatura em tempo real, informações que promovem melhorias na gestão. Também, em vez de 34 pneus, como habitual, o rodotrem usa 22, o que reduz peso.
Por fim, a Hyva contribui com um sistema hidráulico que pode ser acionado externamente. A empresa desenvolveu estações externas para instalação nos portos ou pontos de descarga, basta ligar as mangueiras aos conectores do rodotrem. “É uma solução pioneira, totalmente nova no setor. Somente com essa mudança foi possível diminuir cerca de 350 quilos em equipamentos hidráulicos instalados no cavalo-mecânico”, conta Rogério de Antoni, diretor presidente da Hyva do Brasil. (AutoIndústria)