Dana amplia suas soluções para eletrificação e lança e-Axles para o segmento de veículos comerciais pesados, expandindo as ofertas de e-powertrain

A Dana anunciou hoje a expansão de suas ofertas Spicer Electrified™ e-Powertrain com o lançamento de uma família de e-Axles, projetados para uma ampla variedade de aplicações em veículos comerciais pesados, das Classes 7 e 8. Os e-Axles Spicer Electrified™ Zero-8 complementam os sistemas de e-propulsão de veículos elétricos (EV) para serviços pesados da Dana, que atualmente equipam milhares de veículos em todo o mundo.

 

Os e-Axles Zero-8 elevam ainda mais os padrões de robustez e eficiência da tecnologia de eixo motriz da Dana e são precisamente projetados para aplicações exigentes em estradas. O novo portfólio e-Axle reforça a estratégia da Dana para atender o diversificado cenário de arquitetura elétrica dos veículos pesados (Classes 7 e 8), com soluções de trem de força diversificadas, incluindo sistemas para transmissão direta e agora sistemas e-Axle 4×2, 6×2 e 6×4 multivelocidade.

 

“A Dana utilizou toda a sua experiência global em sistemas pesados de e-Powertrain para apresentar uma família complementar de e-Axles que oferece máxima eficiência, desempenho e confiabilidade”, disse Ryan Laskey, vice-presidente sênior do grupo Commercial Vehicle Drive and Motion Systems (Sistemas de Direção e Movimento para Veículos Comerciais) da Dana. “Essas novas plataformas de produtos utilizam nossos comprovados motores e inversores integrados verticalmente e fornecem aos nossos clientes soluções completas e aprimoradas para suas necessidades de veículos elétricos. Nossa equipe técnica está comprometida em oferecer as melhores soluções de emissão zero, especificamente construídas para esse fim.”

 

Os novos e-Axles são projetados para se integrarem facilmente à maioria dos chassis existentes. A plataforma utiliza tecnologias consagradas e verticalmente integradas da Dana, incluindo motores e inversores Dana TM4 ™, engrenagens de eixo de alta eficiência Spicer®, sincronizadores Graziano®, controladores de transmissão, software, sistemas e controles.

 

As configurações 4×2, 6×2 e 6×4 são compatíveis com freios a tambor ou disco e estão disponíveis como conjuntos totalmente integrados. Os eixos eletrificados variam de 52.000 Nm a 69.000 Nm de torque de saída nominal e suportam classificações de capacidade máxima de tração por eixo de 9.500 a 13.600 kg para configurações de eixo eletrônico único e de 18.000 a 23.500 kg para propulsão de eixo tandem eletrificado.

 

As características distintas adicionais do sistema são seu projeto de motor modular, que fornece fácil acesso para serviços e manutenção, e a capacidade de troca de motor para ampliar a faixa de aplicação das Classes 7 e 8, para melhor integração às plataformas eletrificadas dos clientes.

 

“Esses novos e-Axles são baseados em nossas tecnologias mais procuradas e comprovadas em campo”, acrescentou Laskey. “Eles estão atualmente sendo testados em todo o mundo em aplicações com bateria elétrica e célula de combustível, e estão prontos para adoção em escala total, à medida que o segmento de veículos comerciais continua a progredir para plataformas totalmente eletrificadas.”

 

Com estratégias de produção globais em andamento, a Dana tem compromissos com seus clientes OEM globais para entregas a partir do final de 2023.

 

Sobre a Dana

 

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas. Facilitando a propulsão de veículos convencionais, híbridos e elétricos, a Dana equipa seus clientes com sistemas críticos de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas e de energia; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

 

Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 38.000 pessoas em 34 países e 6 continentes que se dedicam a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo, incluindo praticamente todos os fabricantes de veículos do mundo. Registrou em 2020 vendas de aproximadamente US$ 7,1 bilhões. Com uma cultura de alto desempenho focada nas pessoas, é reconhecida como uma das maiores empresas do mundo para trabalhar. Para mais informações, por favor visite http://www.dana.com.

 

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP). O endereço da Dana na internet é http://www.dana.com.br.