Mercedes-Benz Vans embarca no projeto de mobilidade humana

Revista Torque

 

A Mercedes-Benz Vans faz parte de mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade SAE BRASIL, desta vez, atrelado à mobilidade humana, tendo a Sprinter 416 CDI como grande aliada para chegar aos destinos mais restritos de todo o Brasil e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro das grandes cidades.

 

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

 

O veículo fornecido pela marca e transformado pela implementadora Eco X em um motorhome para rodar 24 estados brasileiros durante 10 meses, tem a bordo o casal, Ariane Marques e Tobias Hückeholfen. A brasileira e apaixonada pelo setor automotivo será a principal motorista, enquanto o alemão, cativado pela cultura local, fará a captação das imagens e mostrará toda a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil, associação que promove conhecimento em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.

 

“A Mercedes-Benz Sprinter foi o veículo escolhido para este projeto, pois conta com características extremamente importantes para nós como a robustez, versatilidade e desempenho, uma vez que viajaremos por diversos tipos de estradas e milhares de quilômetros em todo o Brasil”, comentam Ariane Marques e Tobias Hückeholfen.

 

Durante toda a jornada e com check list na mão, os observadores terão a missão de fazer o levantamento de informações para verificar se as localidades que serão visitadas têm um Plano de Mobilidade e analisar questões como: principais transportes utilizados, integração entre os modais, existência de incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

 

Todos os dados técnicos obtidos serão compilados em um eBook e as observações feitas serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL por grupos formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

 

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, seja escrito ou por meio de imagens, o projeto visa tornar este conhecimento acessível para que os órgãos dos setores públicos e privados possam viabilizar possíveis soluções para a sociedade brasileira.

 

O início da viagem está previsto para setembro e os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Durante todo o trajeto, além do veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão como todo o suporte da ampla rede de concessionários da Mercedes-Benz de todo o Brasil, com mais de 175 pontos e os planos de manutenção ServiceCare, além de contar com o Vans Connect, plataforma de conectividade para gestão avançada de frota e monitoramento logístico da marca.

 

Confira detalhes do projeto no website – https://saebrasil.org.br/observatorio/, no YouTube – https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil e no Instagram – @observatoriosaebrasil. (Revista Torque)