DuPont anuncia tecnologia mais leve e flexível para blindagem veicular

Blog do Ricardo Ribas

 

A DuPont lançará neste semestre, no Brasil, uma nova tecnologia para blindagem veicular 25% mais leve, 35% menos espessa e 30% mais flexível comparada às soluções tradicionais do mercado. O produto foi desenvolvido por brasileiros e será fabricado no país principalmente para o mercado local, mas a multinacional já tem planos para exportação a médio prazo.

 

DuPont Kevlar Prepreg HA K260 é um tecido balístico de Kevlar pré-impregnado. Ele usa a mais recente tecnologia de tecidos feitos com fios de aramida de última geração, o KM2 Plus, combinado com um sistema de resina pré-impregnado especialmente desenhado e otimizado para aplicações em blindagem veicular.

 

“O HA K260 é o primeiro produto da DuPont especificamente desenvolvido para o mercado de blindagem civil veicular que já vem com o sistema de resina pré-impregnado ao tecido. Utiliza fios de maior resistência mecânica e mais leves, o que torna o sistema otimizado para a aplicação, garantindo o mesmo nível de proteção das soluções tradicionais de Kevlar original, ao mesmo tempo em que é mais leve, mais flexível e menos espesso”, afirma Marcelo Fonseca, líder do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina.

 

A tecnologia da DuPont foi desenvolvida para atender até o nível IIIA da NBR 15000:2020, que é o nível balístico mais utilizado do mercado. Ela é projetada para oferecer proteção balística em regiões opacas do veículo, como portas, teto, tampa do porta-malas, entre outras, utilizando os mesmos sistemas de adesão já comumente utilizados na indústria automotiva.

 

Acabamento idêntico

 

“Além dos demais benefícios, a nova solução da DuPont deve reduzir o tempo médio de instalação da blindagem, uma vez que o material é mais flexível e menos espesso”, afirma Fonseca. “É um grande diferencial para a blindadora, pois torna a instalação mais fácil, ágil e precisa, e para o consumidor final, que terá a certeza de que, com uma intervenção mais branda, seu veículo terá acabamento idêntico ao original.”

 

De acordo com Fonseca, a DuPont espera que a nova tecnologia entre no mercado brasileiro como uma solução premium – não para substituir as soluções tradicionais, mas para oferecer aos usuários um produto de primeira classe. “É a mais avançada geração de Kevlar, a mesma solução adotada pelas Forças Armadas e policiais de mais alto nível do mundo”, diz o executivo.

 

A tecnologia já está certificada para uso no país. Seu lançamento junto às blindadoras deve ocorrer nos próximos meses. (Blog do Ricardo Ribas)