Bebidas Fruki inicia operação de caminhões elétricos para entregas no RS

Tua Rádio Varanense

 

Foi do Centro de Distribuição da Bebidas Fruki, de Farroupilha, na Serra, que saiu o primeiro caminhão elétrico para entregas, na semana passada. Após a fase de testes com resultados positivos, a empresa de Lajeado (RS), deu início à operação dos caminhões elétricos para entregas ao mercado gaúcho, sendo pioneira no Estado a adotar a tecnologia para transporte de cargas. Os veículos elétricos têm 0% de emissões diretas de C0², menor poluição sonora e maior eficiência energética, contribuindo para a adoção de uma gestão logística sustentável.

 

Com a operação inicial de três caminhões elétricos na logística da Bebidas Fruki, haverá uma redução de 2,04% nas emissões atmosféricas da empresa, o que equivale a menos 13,8 toneladas de CO²eq (equivalente, unidade de medida das emissões de gases do efeito estufa), conforme metodologia GHG Protocol para o período de um ano. O modelo adotado é um JAC iEV 1200T, primeiro caminhão elétrico do Brasil. Os caminhões são equipados com baterias recarregáveis com autonomia de 250 km. “Os motoristas gostaram muito dessa questão ergonômica e sonora. É um caminhão que usa menos a força e os profissionais destacaram a produtividade maior e fadiga menor”, destaca o gerente de logística da Bebidas Fruki, Daniel Coelho, em entrevista à Tua Rádio São Francisco.

 

De acordo com levantamento do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Brasil, o transporte de cargas responde por cerca de 25% das emissões geradas pela atividade geral de transportes.

 

Ainda conforme Daniel Coelho, o objetivo da Bebidas Fruki é ampliar gradativamente a frota elétrica até 2030, criando um modelo de logística conectado à estratégia de ESG da empresa, que vem avançando em diversas ações envolvendo as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

 

Até o final do ano iniciam em operação as empilhadeiras elétricas nos Centros de Distribuição (CDs) da Fruki na Serra, Lajeado e Canoas. Também será utilizada uma carreta GNV para transporte dos produtos, em parceria com a transportadora Giovanella. (Tua Rádio Varanense)