Coisas de Agora
Quarta geração da minivan de luxo, a nova Kia Carnival acaba de chegar ao mercado brasileiro totalmente renovada, cujo projeto visa atrair famílias com características que combinam inovação, espaço, flexibilidade e estilo.
Construída sobre nova plataforma de médio porte da Kia, a Carnival foi apelidada de “Grande Veículo Utilitário (GUV)” – mais refinada, espaçosa, capaz de oferecer mais conforto e eficiência do que seus antecessores, assim como em relação a todos os atuais concorrentes no segmento de minivan. Seu novo design inspirado em SUVs é combinado com um moderno interior, com uma gama de tecnologias projetadas para auxiliar os motoristas e, ao mesmo tempo, protegendo e entretendo os ocupantes. Cockpit inteligente, em três filas, capacidade de carga líder na classe e uma variedade de áreas de armazenamento em toda a cabine, também a tornam uma opção extremamente prática para as famílias.
“A Kia Carnival de quarta geração inaugura um novo patamar em termos de sofisticação e tecnologia para a marca”, disse José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil. “Ao conceber o produto para o mercado brasileiro, não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto, como nunca visto em um modelo Kia no Brasil”.
Design
A nova Carnival representa uma evolução de design para a minivan da Kia, que transmite sensação de solidez, detalhes futuristas e formas e superfícies inspiradas em SUVs. Como resultado, ela traz uma presença mais marcante e elegante para o segmento.
Comparada com a geração anterior, a minivan apresenta um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna A movida para trás para criar um capô mais longo. Sua maior distância entre-eixos contribui para oferecer maior espaço em toda a cabine e o perfil lateral estendido sugere a dinâmica mais refinada da nova Carnival.
Uma única linha de caráter percorre todo o comprimento do carro, com arcos das rodas ousados e linhas nítidas que dão uma aparência mais moderna e esculpida. O desenho externo predominante destaca seu novo design de “teto em ilha”, com as colunas A e B escurecidas sob um teto na cor da carroceria. Um novo design atraente da coluna C também se destaca, com uma barbatana cromada com um sutil padrão de diamante.
Seu novo design de ‘nariz de tigre’ abrange a largura do veículo, integrando luzes diurnas com assinatura de LED (DRLs), faróis e a grade para dar à nova Carnival um novo visual atraente, futurista e uma assinatura de luz exclusiva. Os para-choques esculpidos e a entrada de ar inferior na frente são combinados com acabamento metálico e um para-choque inferior preto – um tratamento evidente nos SUVs da marca. Na parte traseira, a Carnival é robusta em estatura e ostenta um novo visual amplo e distinto, acentuado por uma barra de luz de largura total.
“O desenho da nova Carnival apresenta um conceito focado em dois pontos essenciais. Primeiro, como uma minivan com um ótimo design exterior que se assemelha a um SUV premium; segundo, o espaço interior maximizado para satisfazer às necessidades de nossos clientes e talvez até mesmo surpreendendo-os com experiências mais intuitivas e positivas”, disse Karim Habib, vice-presidente sênior e chefe da Kia Global Design. “O design da nova Carnival tem um grande senso de solidez com uma postura estável e proporções poderosas. Elementos detalhados e futuristas ampliam ainda mais sua presença marcante. Acreditamos que a nova Carnival será um veículo de aparência fantástica e um grande parceiro para a vida de nossos clientes”.
No Brasil, a nova Carnival possui rodas aro 19” e oferece aos clientes uma escolha de até sete cores externas – branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico – e, internamente, em três combinações de cores, sendo preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.
O interior representa um aumento em qualidade e design em relação ao seu antecessor, com uma nova cabine futurística. O ambiente de alta tecnologia é evidente no design de seu amplo painel de tela panorâmica, que integra tecnologias de entretenimento com tela dupla e controles por toque.
Um seletor shift-by-wire compacto para a transmissão está localizado na base do console central, liberando espaço e de fácil acesso à mão.
Plataforma e interior inteligentes
Graças a sua nova plataforma e maior carroceria, a Carnival de 4ª geração oferece um espaço incomparável para os passageiros. No Brasil, a minivan é oferecida com três fileiras de bancos e capacidade para oito ocupantes. O carro também está mais versátil e espaçoso do que nunca, oferecendo uma cabine interna inteligente e flexível e uma abundância de áreas de armazenamento de objetos.
A Carnival tem uma distância entre-eixos 30 mm mais longa (3.090 mm), 10 mm mais larga (1.995 mm), aumentando o espaço interno para as famílias. Assim, o comprimento total da nova Carnival cresce 40 mm para 5.155 mm, com um balanço traseiro 30 mm mais longo (1.130 mm), criando mais espaço para os passageiros da terceira fila e o melhor espaço de bagagem da categoria.
Com apenas a primeira fila de assentos em uso, a Carnival oferece o melhor espaço do porta-malas de até 2.905 litros (VDA, configuração de três filas), com 627 litros disponíveis para uso atrás dos assentos da terceira fila (até as bordas superiores das costas dos bancos).
A nova Carnival ainda oferece abertura do porta-malas com acionamento elétrico e portas traseiras deslizantes elétricas, que facilitam o acesso ao porta-malas e à cabine.
Conectividade e tecnologia
A experiência do usuário na Carnival é definida pelo papel preponderante da tecnologia e da conectividade, com uma gama de recursos high-tech projetados para tornar a vida com a minivan o mais fácil e conveniente possível. Essas novas tecnologias auxiliam os motoristas, ao mesmo tempo em que conectam, protegem e divertem os demais ocupantes.
O centro dos recursos de conectividade do carro é o display digital duplo de alta tecnologia. Isso conecta o novo painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas da Kia e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque também de 12,3 polegadas sob uma única peça de vidro perfeita. Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen, com muitas funções de entretenimento controladas por botões sensíveis ao toque ao redor da tela. Há um painel de controle tátil semelhante mais abaixo no console central para controle da climatização.
O sistema oferece uma tela cristalina, bem como Android Auto™ e Apple CarPlay™ integrados com reconhecimento de voz. O sistema de entretenimento também permite que os usuários conectem dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo, permitindo que telefones distintos sejam usados para chamadas ou mídia.
Performance e dirigibilidade
A nova Carnival adota as mais recentes tecnologias de trem de força ‘smartstream’ da Kia para aumentar a eficiência e o desempenho. No mercado brasileiro, a Carnival oferece motor Lambda III MPi seis cilindros (V6) à gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, com o novo sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) que ajuda no controle da temperatura de operação do motor para maximizar a eficiência em todos os momentos. A transmissão é automática de oito velocidades, que oferece um progresso suave e rápido para combinar com o caráter dinâmico e tranquilo do carro.
Tratando-se de dirigibilidade, a nova Carnival mantém as características de seus antecessores, priorizando o conforto e a segurança acima de tudo. O desenvolvimento do novo modelo se concentrou em fornecer uma direção tranquila, confortável e segura, com manuseio estável em todas as condições.
O novo sistema de suspensão totalmente independente e uma gama de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza (NVH) foram projetados para oferecer um comportamento na estrada tranquilizador e relaxante, maximizando a estabilidade e o conforto de seus ocupantes.
O sistema de suspensão recebeu significativo aperfeiçoamento em comparação à Carnival de 3ª geração. Na frente, os engenheiros da Kia aplicaram uma nova travessa e uma nova geometria, distribuindo melhor as cargas laterais na suspensão dianteira nas curvas para estabilizar a condução. A carroceria também é montada na seção traseira da travessa com novas buchas hidráulicas, com líquido dentro das buchas de borracha reduzindo o nível de vibrações do motor transmitidas à carroceria. Isso também atenua o efeito de impactos bruscos na suspensão dianteira, aumentando sutilmente o conforto de direção, mesmo em superfícies ruins.
A suspensão traseira Multilink também foi atualizada, com braços de suspensão inferiores mais longos e layout de mola revisado, trabalhando para gerenciar melhor as mudanças na superfície da estrada. Enquanto isso, o ângulo dos amortecedores traseiros foi ajustado para melhor absorver os choques da estrada.
Uma nova configuração de direção com assistência elétrica acionada por motor montada na coluna substitui o sistema do modelo anterior, resultando em uma resposta um pouco mais direta às entradas de direção, com uma relação de direção 5,6% mais rápida. O novo sistema também permite muitas das novas tecnologias de assistência ao motorista da Carnival, que dependem de um motor elétrico de direção assistida.
O refinamento do rolamento é algo que nenhum motorista de MPV quer sacrificar, e a Carnival também se destaca nessa área graças a uma gama de novos recursos NVH que vão além do que muitos de seus principais concorrentes oferecem. Uma ampla gama de medidas de isolamento acústico e isolamento garante que o novo modelo seja um dos mais silenciosos e refinados na estrada. Isso inclui novos materiais de isolamento em torno dos quatro arcos das rodas, uma cobertura completa da parte inferior da carroceria para reduzir o ruído do vento e da estrada e um isolamento mais adequado entre o compartimento do motor e o compartimento do passageiro. A entrada de ar também foi remodelada para reduzir o ruído do motor em altas velocidades, enquanto novas travessas no piso da cabine reduzem o ruído de vibração por meio da carroceria.
Segurança e conveniência
A nova Carnival apresenta uma gama de sistemas de segurança passiva e ativa e de assistência ao motorista, protegendo-o e também os seus passageiros em todas as viagens. Além de ser equipada com sete airbags, o veículo oferece os novos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) da Kia, que ajudam a reduzir muitos riscos e tensões inerentes à direção, tornando a Carnival relaxante, segura e inspiradora de confiança para dirigir.
O conjunto ADAS na nova Carnival é o mais completo já disponibilizado pela Kia no mercado brasileiro e um dos mais completos encontrados em qualquer carro novo no mundo. As tecnologias disponíveis incluem:
- Assistente para prevenção de colisão frontal (FCA – Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos;
- Assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego incluindo saídas paralelas (BCA – Blind-spot Collision-avoidance Assist) incluindo saídas paralelas;
- Monitor de ponto cego (BVM – Blind spot View Monitor) com visualização no painel digital de instrumentos;
- Assistente de farol alto (HBA – High Beam Assist);
- Piloto automático adaptativo (SCC – Smart Cruise Control) com Pare e Siga em congestionamentos;
- Assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA – Lane Following Assist);
- Assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA – Lane Keep Assist);
- Câmeras de visão 360° (SVM – Surround View Monitor).
Assistente de saída em segurança (SEA – Safe Exit Assist) é uma importante adição ao conjunto de tecnologias de segurança para a Carnival de 4ª geração. O SEA evita que as portas traseiras deslizantes se abram – e os passageiros jovens saiam do veículo – se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em qualquer um dos lados.
O assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA – Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist) ajuda a evitar colisões com veículos que cruzam atrás dos lados esquerdo e direito da Carnival durante a marcha à ré. Isso ajuda o motorista ao frear o carro automaticamente se detectar um obstáculo cruzando atrás dele.
A carroceria é composta por diferentes graus de aço de alta resistência, maximizando a rigidez torcional enquanto mantém o peso corporal baixo. A carroceria do novo modelo apresenta novas colunas reforçadas e apresenta uma proporção maior de aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que seu antecessor, aumentando a rigidez torcional e adicionando resistência. A carroceria mais rígida reduz as vibrações da estrada e aumenta a segurança dos ocupantes em caso de colisão.
Com os mesmos 5 anos de garantia ou 100 mil km de toda a linha de passeio da marca, a nova Kia Carnival encontra-se disponível para comercialização no mercado brasileiro em versão única com preço público sugerido de R$ 479.990,00. Para mais informações sobre o veículo, acesse http://kia.com.br/carnival ou consulte a concessionária autorizada Kia mais próxima. (Coisas de Agora)