Estradão
A JAC Motors está lançando no Brasil o VUC iEV350T. Assim como o iEV1200T, que, tem 8,5 t de peso bruto total (PBT), 7,5 t de carga útil e, segundo a marca, soma mais de 100 unidades vendidas, a novidade é 100% elétrica. Porém, seu PBT é de 3,7 t e a carga útil, de 1,7 t. Além disso, o preço sugerido, de R$ 220 mil, é bastante competitivo.
Dessa forma, o novo caminhão é direcionado a operações urbanas. Nesse sentido, se enquadra como um Veículo Urbano de Carga (VUC). Portanto, pode circular em áreas restritas a modelos maiores, como os centros de grandes cidades. De acordo com a JAC, as baterias tem 55,3 kW de capacidade. Como resultado, a autonomia pode chegar a 350 km.
Agora, a JAC passa a oferecer três veículos de carga 100% elétricos no mercado brasileiro. Ou seja, além do novato e do iEV1200T, lançado em 2020, a marca traz da China o iEV750V. Porém, não se trata de um caminhão, mas de um furgão com capacidade para transportar 12,3 m³ de carga.
Versão elétrica do JAC V260
Seja como for, o VUC é, basicamente, a versão elétrica do V260, lançado no Brasil em 2017. Contudo, o veterano tem motor 2.0 a diesel de 103 cv de potência e 26 mkgf de torque. Ao passo que o PBT é de 3.200 kg e o preço sugerido é de R$ 127.900.
Além disso, o V260 mede 4,84 metros de comprimento. Por sua vez, o comprimento do iEV350T é de 5,6 metros. Além disso, o novo VUC da JAC tem motor elétrico que gera equivalente a 150 cv de potência e 35,7 mkgf de torque.
Segundo a JAC, o novo caminhão também tem boa lista de equipamentos de série. Por exemplo, o modelo vem com câmera na traseira e ar-condicionado. Bem como coluna de direção com ajuste de altura e sistema de som.
Custo reduzido
De acordo com a JAC, o caminhão 100% elétrico tem custo até cinco vezes menor que outro a diesel equivalente. Segundo a empresa, para rodar 100 km a eletricidade necessária custa cerca de R$ 11. Para comparação, o gasto com diesel para percorrer a mesma distância gira em torno de R$ 54.
Além disso. a JAC ressalta o fato de o iEV350T não ter vários itens que sofrem desgaste acentuado. O seja, como embreagem, filtros de ar, óleo e combustível. Bem como sistema de escapamento, correias, bicos injetores, câmbio. etc.
Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib, até o fim de 2021 a marca vai ter oito veículos 100% elétricos à venda no País. “Somando automóveis e comerciais leves”, diz. Até o momento, há sete. Ou seja, além dos dois caminhões e da van, há três SUVs e uma picape média. (Estradão)