AutoIndústria
A apresentação da nova geração do Creta será no próximo dia 25. Entretanto, somente, nesta semana a Hyundai deu partida à produção do SUV em Piracicaba, SP. A solenidade mereceu até foto com Ken Ramirez, presidente da montadora na América do Sul desde o começo do ano e que ainda não tinha participado de qualquer evento público da montadora.
Parece estranho tão pouco tempo de intervalos, mas lançar é uma coisa, chegar às mãos dos consumidores é outra bem diferente. Em nota, a própria Hyundai esclarece que o Creta 2022 começará a ser vendido mesmo “mais para o fim deste ano”, sem dar maior precisão de datas. As primeiras unidades da linha 2022 serão destinadas aos eventos de lançamento e showrooms de concessionárias para exposição.
O Creta Nova Geração, como a Hyundai prefere chamar a atualização de meia vida do SUV compacto, é esteticamente muito diferente da primeira versão lançada em 2017 e que assegurou lugar de destaque no segmento, quase sempre brigando entre os três primeiros colocados em vendas.
As alterações na carroceria, contudo, estão concentradas na dianteira e principalmente na traseira, que ganhou uma tampa do porta-malas pronunciada e lanternas totalmente novas. Na frente, grade e conjunto de faróis têm linhas pouco ortodoxas e que chamarão a atenção dos admiradores e críticos.
O novo Creta terá motor 1.0 turbo flex, além do conhecido 2 litros aspirado. No interior, que ganhou algumas linhas novas, destaques para a central multimídia de 10,25 polegadas, navegação embarcada, freio de estacionamento eletrônico, painel digital colorido de 7 polegadas, borboletas para troca de marcha no volante e câmera de monitoramento de ponto cego.
Também a depender das versões, a Hyundai oferecerá o pacote de segurança SmartSense, que reúne sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo.
Desde que começou a ser fabricado no interior de São Paulo, o Creta já acumula mais de 233 mil unidades vendidas no mercado interno. Em 2018, atingiu seu recorde anual, com 57,5 mil licenciamentos, foi o SUV compacto mais vendido do Brasil e terminou em segundo no ranking geral de utilitários esportivos, perdendo então somente para o Jeep Compass.
No acumulado dos primeiros sete meses de 2021, a Hyundai já vendeu 37,8 mil unidades do Creta. E mesmo com sua reestilização próxima, foi o terceiro SUV mais vendido, respondendo por mais de 10% do segmento no período. (AutoIndústria)