Jornal do Carro
A RAM, marca de picapes da Stellantis, anunciou ontem algumas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, a marca confirmou que vai lançar mais uma picape no Brasil ainda em 2021. Tal como sugere o teaser (abaixo) revelado na apresentação, trata-se da RAM 3500 Heavy Duty, que está prevista para chegar ao País em novembro.
Equipada com motor 6.7 turbo diesel de 400 cv e impressionantes 148 mkgf de torque máximo, a RAM 3500 pode carregar até 17 mil kg. O motor é gerenciado por uma transmissão automática de 8 marchas, e a picape tem tração integral. Ou seja, é perfeita para os clientes do agronegócio. Justamente o público que a empresa vai cultivar daqui em diante.
Se há alguns meses o site oficial da RAM não tinha veículos à venda, agora, a marca já oferece duas picapes de grande porte, a 1500 e a 2500. De acordo com o diretor comercial, Everton Kudejac, neste ano de 2021, os modelos já somam 2.100 emplacamentos. Portanto, isso faz com que o Brasil seja um dos maiores mercados da marca no mundo.
Na coletiva, os executivos da fabricante afirmaram que o primeiro semestre de 2021 registrou recorde de vendas da RAM no mundo. Nesse sentido, o mês de julho foi o maior de vendas da marca no País.
Grandes novidades
A princípio, a RAM divulgou algumas novidades sobre os seus serviços e atendimentos. Uma das grandes apostas da montadora é o “Barter RAM”, programa de vendas para clientes do agronegócio. Esta é uma tendência de negócios para as fabricantes de carros. Na modalidade, a venda do veículos 0-km é realizada através de uma permuta por grãos brasileiros, como soja e milho.
Apesar de ainda estar na fase piloto, a RAM já realizou vendas neste novo formato de vendas, e afirma que vai estender para comércio de outras culturas de grãos.
Uma outra jogada que está sendo essencial é a iniciativa de recompra garantida: o “Next RAM”. Nele, há um programa de fidelidade que funciona por meio do financiamento de veículos. Entre as possibilidades, está a de usar prazos diferenciados como, por exemplo, parcelas semestrais. Ou seja, a marca garante a recompra do modelo usado neste período. E esse valor é utilizado como entrada em uma nova picape.
Além disso, agora o cliente consegue reservar um modelo de forma totalmente online. E o test drive está disponível. Portanto, os clientes podem testar os dois modelos antes de realizar a compra.
Principais mudanças
Seguindo nessa onda, a RAM vai apresentar concessionárias mais modernas. Assim, uma das principais novidades é um serviço especializado de pós-venda, com atendimento individual.
Da mesma forma, o pós-venda contará com uma nova linha de acessórios. Até o momento, a RAM oferecia uma gama completa de produtos importados. Mas, agora, haverá produtos nacionais, originais, em valores muito competitivos.
Nova picape nacional
Nós sabemos que as picapes RAM são grandes para os padrões brasileiros, pois são feitas para o mercado norte-americano. O que também influencia nos valores altos. Contudo, aos amantes de picapes, a marca do cabrito montês tem planos de produzir um modelo no Brasil.
A montagem será na fábrica da Stellantis, em Goiana (PE). Lá são feitos, atualmente, os Jeeps Compass e Renegade, além da picape Fiat Toro. Nos planos da RAM está uma picape média com chassi em monobloco, sobre a base Small Wide, que em breve dará origem ao Jeep Commander, novo SUV nacional de 7 lugares que a marca lançará no final de 2021.
Com porte de Toyota Hilux, a futura picape nacional da RAM deverá ser uma de suas principais concorrentes. Questionado pelo Jornal do Carro na coletiva, o diretor da RAM, Breno Kamei, esquivou-se e disse que não abriria detalhes do futuro. “Quando decidimos investir na expansão da marca, olhamos o segmento de picapes como um todo. Então, está tudo no nosso radar. Esperamos em breve trazer mais novidades”, resumiu.
De olho no futuro
De acordo com os executivos da Stellantis, a RAM tem um planejamento muito forte de eletrificação dos produtos para os próximos anos. Adicionando ao seu catálogo, inclusive, uma picape híbrida. Entretanto, a marca não deu detalhes de quando terá a novidade. (Jornal do Carro/Jady Peroni)