Neste mês a Lei Maria da Penha completa 14 anos. O número de processos que tramitam no judiciário relativos a esse tema passa de um milhão em todo país.
O combate à violência contra a mulher e a sensibilização de toda a sociedade para este tema não se resume ao mês de agosto. É importante debater o tema publicamente para auxiliar as mulheres que passam por este tipo de situação. A igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres é parte do processo de evolução e transformação social, combatendo a violência doméstica e os relacionamentos abusivos, sejam eles físicos, psicológicos ou emocionais.
Como denunciar
A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A maioria das prefeituras também oferece centros de atendimento, que acolhem as mulheres em situação de violência. Em casos de urgência, disque 190 para acionar a Polícia Militar.
Apoie este movimento, o agosto é lilás.