Mercedes-Benz celebra a presença dos automóveis e da linha Sprinter nos 65 anos da marca no Brasil

Revista Torque

 

Prestes a completar 65 anos no dia 28 de setembro, a Mercedes-Benz construiu sua marca no país sobre os pilares de pioneirismo, inovação e qualidade. Ao longo de sua trajetória, a fabricante foi incorporando ao portfólio brasileiro diversos produtos mundialmente consagrados para oferecer a linha mais completa de veículos de passeio ou para o transporte, como os automóveis de luxo e a moderna linha Sprinter de veículos comerciais leves. Esses veículos completam as soluções de mobilidade oferecidas pela Empresa aos clientes do Brasil e que já estão em novos patamares de tecnologia e de sofisticação.

 

“Com nossos veículos do segmento de luxo e com a linha Sprinter, reforçamos o posicionamento da marca para atender os mais diversos perfis de clientes no mercado brasileiro”, afirma o Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Jefferson Ferrarez.

 

Seis décadas de atendimento a clientes de automóveis

 

Na década de 1960, a marca Mercedes-Benz já comercializava seus automóveis luxuosos no Brasil para uso de diplomatas, assegurando também a manutenção e assistência técnica. Aliás, a oficina mecânica de importados, montada na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, consolidou uma imagem de extremo rigor com a prestação de serviços e com a atenção aos clientes, dando contribuição muito importante para a preservação do alto padrão mundial de qualidade dos sofisticados veículos Mercedes-Benz.

 

A partir da década de 1990, com a abertura do mercado brasileiro às importações de automóveis, a Mercedes-Benz do Brasil criou a Starauto, unidade de negócios específica para comercializar os desejados automóveis de luxo da marca no país. Nessa década, junto com a nova conjuntura econômica, houve um grande salto de vendas, saindo de 500 unidades por ano para cerca de 5 mil automóveis no final da década.

 

Junto com esse volume de vendas crescente, foi desenvolvida também uma completa rede de concessionários com foco em oferecer a melhor experiência durante a compra e serviços altamente especializados de Pós-Venda. E essa expansão continuou também nas décadas seguintes, estabelecendo novos níveis de vendas ano após ano. E em 2015 foi estabelecido o recorde de vendas ainda não superado de 17,5 mil veículos emplacados em um ano.

 

Ao longo de todo o tempo, a oferta de modelos foi aumentando, acompanhando as tendências de mercado e as preferências dos consumidores. Hoje, o portfólio no país inclui mais de 40 versões entre sedans, hatch, coupé, SUV, cabriolet, roadster e os exclusivos Mercedes-AMG. A linha atual já inclui o EQC, o primeiro carro elétrico da marca e está alinhada com o objetivo claro de ser uma marca 100% elétrica até 2030, além de ter o processo de produção livre da emissão de CO2 até 2039. Mais de 40 bilhões de euros serão investidos nos próximos anos para tornar esses objetivos uma realidade.

 

Alguns modelos também foram produzidos no país: a primeira geração da Classe A, o exclusivo duas portas CLC 200, o sedan de luxo Classe C e o SUV Premium GLA marcaram a história das cidades de Juiz de Fora em Minas Gerais e Iracemápolis em São Paulo. Agora, em um novo momento da estratégia mundial de atuação, a empresa atende o mercado brasileiro somente com modelos importados.

 

Desde o início, o atendimento especializado e customizado a clientes de automóveis é um diferencial de mercado da Mercedes-Benz, o que fez da marca uma das mais desejadas também por grandes celebridades. Pelé, Hebe Camargo, Ronaldo Nazário e Faustão, por exemplo, já visitaram a fábrica em São Bernardo do Campo para conferirem os processos que fazem da marca um ícone no atendimento. Os modelos luxuosos Mercedes-Benz fizeram parte também das turnês de músicos internacionais no Brasil, a serviço de astros como Paul McCartney, Madonna, U2 e Rolling Stones.

 

Ações de marketing inovadoras como o Mercedes-Benz Night, que abre a temporada nacional de “fashion” e as experiências de condução esportiva oferecidas nos principais autódromos do país em cada AMG Week realizado oferecem aos clientes e admiradores da marca novas experiências com a marca e os produtos que até então só existiam apenas na Europa.

 

Sprinter, sinônimo de categoria e referência de mercado

 

A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um marco histórico da marca ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio. Essa designação hoje representa uma categoria inteira de veículos.

 

No Brasil, o lançamento do produto ocorreu em 1997, contando com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga, distribuição urbana e prestação de serviços. Com a Sprinter, a Empresa criava no país o segmento de Large Vans, categoria de veículos comerciais leves com peso bruto total entre 3,5 e 5 toneladas. Ela foi a sucessora do MB 180, primeira família de modelos da marca nesse segmento no Brasil, importado da Espanha entre 1994 e 1997.

 

Em quase 25 anos de forte presença no mercado brasileiro, foram vendidas mais de 150 mil unidades da linha, consolidando sua liderança em vendas e confirmando a Sprinter como o veículo mais desejado da categoria.

 

Em 2012, uma nova geração da Sprinter chegou ao mercado brasileiro, trazendo padrões ainda mais elevados de tecnologia, segurança, conforto e capacidade de transporte. Destaque para o motor OM 651 com tecnologia BlueEFFICIENCY, que assegura mais potência e torque, com menores emissões; além do exclusivo sistema ESP Adaptativo ® e novos airbags. O design moderno e arrojado agregou ainda mais elegância à Sprinter.

 

A atual geração dessa linha de veículos fez sua estreia no país no final de 2019. “Sprinter – 100 % PRA VOCÊ” é o posicionamento mundial do produto, o que se estende ao mercado brasileiro, destacando mais valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance. Como resultado, a Sprinter oferece o melhor custo/benefício da categoria.

 

“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso país pela completa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, ela é ideal para entregas rápidas especialmente nos centros urbanos, cada vez mais congestionados e com circulação limitada para veículos de entregas. A Sprinter assegura facilidade dentro dessa complexidade, circulando com desenvoltura e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, ladeiras e também nas curtas distâncias”.

 

Com portfólio atual, novamente a Mercedes-Benz trouxe para o segmento de comerciais leves inovações tecnológicas e exclusividades como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), que detecta obstáculos a frente, alerta o motorista e até inicia a frenagem de forma autônoma, caso o motorista não atue; e o ESP Adaptativo 9I®, o mais completo da categoria. Outro item exclusivo da marca é a direção elétrica que oferece mais conforto e facilidade para manobrar em qualquer lugar. O sistema multimídia MBUX com espelhamento de smartphone, piloto automático e volante multifuncional, trazem ainda mais praticidade e comodidade. Com todos estes diferenciais, a linha Sprinter alcança o nível mais alto da categoria de Large Vans e evidencia o seu pioneirismo no segmento.

 

A Sprinter oferece a maior linha de veículos comerciais leves em sua vasta rede de concessionários para atender todas as demandas do mercado com seu amplo portfólio e serviços qualificados de Pós-Venda. São mais de 100 configurações à disposição dos clientes, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, traslados e fretamento, como furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços e negócios sobre rodas para empreendedores. A Sprinter também se tornou referência no segmento de Motorhome, devido ao seu alto padrão de qualidade e equipamentos disponíveis, segmento este que teve um grande crescimento nestes últimos anos.

 

Uma história que está sempre em evolução

 

A Mercedes-Benz Cars & Vans é uma empresa do Grupo Daimler, um dos principais fabricantes mundiais de automóveis de luxo e um dos maiores produtores mundiais de veículos comerciais.

 

Como pioneira da engenharia automotiva, a marca vê a projeção do futuro da mobilidade de maneira segura e sustentável. Portanto, o foco da Empresa permanece em tecnologias inovadoras e ecológicas, bem como em veículos seguros e de alta qualidade que encantam.

 

A Companhia continua investindo sistematicamente no desenvolvimento de transmissões eficientes – desde motores à combustão de alta tecnologia e veículos híbridos até modelos totalmente elétricos, com o objetivo de tornar possível a mobilidade livre de emissões no longo prazo.

 

Os esforços da marca também estão focados na conectividade inteligente de seus veículos, assistência à condução, direção autônoma e novos conceitos de mobilidade.

 

A Mercedes-Benz, marca automotiva de luxo mais valiosa do mundo segundo o estudo da Interbrand, em 2020, comercializa seus veículos e serviços em quase todos os países do mundo e possui instalações de produção na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e África. Além disso, em junho deste ano, a marca foi considerada a mais valiosa da Europa pelo segundo ano seguido, de acordo com a consultoria Brand Finance, especializada em avaliação de marcas. Durante sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz Cars & Vans tem expandido, de forma consistente, sua atuação, investindo sempre em tecnologia, com o objetivo de atender às expectativas de seus clientes por meio de produtos, serviços de alta qualidade e experiências, além de desenvolvimento social.

 

“Nossa história está em constante evolução”, afirma Jefferson Ferrarez. “Temos muito chão pela frente e queremos estar sempre na posição de vanguarda na geração de soluções de mobilidade e sustentabilidade, para hoje e para o futuro. A chave do nosso sucesso é o foco constante da marca nas necessidades dos clientes, para quem sempre criamos experiências extraordinárias de produtos e de marca, buscando o encontro perfeito entre inteligência e emoção”. (Revista Torque)