Caminhoneiros recebem orientações sobre segurança e saúde

Revista Torque

 

Uma ação organizada pela CCR ViaOeste e Sest Senat busca sensibilizar os caminhoneiros sobre os cuidados com a segurança no trânsito e também com a saúde. A campanha será promovida nesta quinta-feira (29 de julho), das 8 às 13 horas, no Posto Geral de Fiscalização no km 74 da Rodovia Castello Branco, em Itu. Haverá distribuição de brindes e cadastro para o Cartão de Saúde do Caminhoneiro.

 

O coordenador de tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira, informa que os profissionais da concessionária promoverão abordagens educativas, alertando os motoristas para os cuidados ao dirigir, enfatizando a atenção ao trafegar durante os períodos de neblina e ao enfrentarem focos de incêndio com fumaça na pista. “São duas situações comuns nesta época de inverno com estiagem e que merecem muita atenção”, enfatiza.

 

As equipes do Sest Senat estarão no local para realizar o cadastro e distribuição do Cartão de Saúde do Caminhoneiro, lançado pelo Ministério da Saúde. Esse cartão será utilizado para registro das informações clínicas dos condutores pelos profissionais de saúde. Por ser uma categoria com perfil de trabalho itinerante, o documento chega para facilitar o acompanhamento de saúde dos caminhoneiros em qualquer estabelecimento da Atenção Primária do país, seja público ou privado.

 

Pelo documento, o motorista é orientado a cuidar melhor da sua saúde com dicas de alimentação balanceada e como adotar um estilo de vida saudável, mesmo estando a maior parte do tempo na estrada e longe de casa. Juntamente com os profissionais de saúde, o condutor consegue acompanhar a avaliação do seu estado de saúde, como verificação de pressão arterial e peso, medicamentos em uso e a lista das vacinas já realizadas. (Revista Torque)