VW divulga Cartilha de Diversidade & Inclusão para concessionárias

Blog do Ricardo Ribas

 

A Volkswagen do Brasil lança a Cartilha de Diversidade & Inclusão para a rede de concessionárias da empresa em parceria com a Assobrav. O guia prático, com linguagem simples e orientações claras, tem como objetivo que todas as pessoas que trabalham nas mais de 480 concessionárias da marca no País – cerca de 14 mil – tenham acesso ao conteúdo e possam garantir um atendimento respeitoso e inclusivo a todos os clientes da Volkswagen.

 

A Cartilha foi uma iniciativa desenvolvida pela equipe que discutiu o tema Diversidade no Programa Hackaton* de 2020 da Volkswagen. “Disseminar a cultura da Diversidade & Inclusão já vem sendo feita consistentemente dentro da empresa em todas as nossas fábricas. Entendemos que a rede é o nosso contato direto com o cliente e, por isso, devem receber orientações básicas que podem ser encontradas no conteúdo deste guia”, explica Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen Brasil.

 

“Esta cartilha será uma ótima ferramenta para disseminação das boas práticas no tema diversidade. A rede de concessionárias VW aprova, incentiva e utiliza de forma bastante positiva esse material”, acrescenta Cesar Moura, presidente da Assobrav.

 

O guia apresenta logo na introdução a importância de compreender as características pessoais de cada indivíduo quando olhamos a diversidade que compõe a sociedade. Em seguida traz reflexões, orientações e exemplos de comportamentos em torno dos temas: mulheres, LGBTQIA+, PcD, raça, religião, gerações, estética e outras diversidades.

 

Além da disponibilização da Cartilha nos canais de comunicação com a rede de concessionárias e App, está programado um Webinar com a rede e os consultores de campo para debater a melhor maneira em receber todas as pessoas, conceituando temas como vieses inconscientes, pré-conceitos e demais aspectos. Além disso, será distribuído para as concessionárias um e-learning que trata sobre como a Volkswagen apoia a diversidade, orientando nas questões das armadilhas com exemplos e mostrando como a diversidade é relevante nas relações com os clientes da marca.

 

*Programa da empresa no qual um grupo de empregados High Potential se inscrevem voluntariamente e trabalham focados e de forma colaborativa, durante 32 horas, com muita energia positiva, motivação, engajamento e espírito de time na busca de soluções inovadoras para novos modelos de negócios. (Blog do Ricardo Ribas)