Primeiros ônibus 100% elétricos da África do Sul entram em operação na cidade do Cabo

Diário do Transporte

 

Os dois primeiros ônibus elétricos da cidade do Cabo, na África do Sul, entrarão em operação nos próximos dias.

 

O comunicado conjunto foi feito na última sexta-feira, 09 de julho de 2021, pela fabricante BYD e pela Golden Arrow Bus Services (GABS), principal operadora de transporte público no país da África Austral.

 

Na verdade, os ônibus elétricos serão os primeiros a operar em toda a África Austral, que além da África do Sul engloba os países de Angola, Botswana, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Essuantíni, Zâmbia e Zimbabwe.

 

A GABS, que opera atualmente mais de 1.100 ônibus diariamente, tem mais de 160 anos de experiência no transporte público. Em novembro de 2020 a empresa iniciou uma série de testes rigorosos nos dois ônibus elétricos BYD, parte de um planejamento a longo prazo da operadora que visa a eletrificação gradual de sua rede de serviços.

 

O engenheiro da GABS Gideon Neethling ressalta que a introdução de ônibus elétricos visa responder ao apelo dos governos nacionais e provinciais pela redução das emissões de carbono. “Durante os primeiros meses, testamos os ônibus em uma série de circunstâncias sem passageiros. O objetivo era conhecer exatamente o desempenho desses veículos antes de incorporá-los em nossas operações”, explica Gideon.

 

O modelo BYD em fase de testes tem capacidade para 40 passageiros, e autonomia de operação de até 320 quilômetros. Os ônibus são equipados com Wi-Fi gratuito e rampa de acessibilidade.

 

Os dois novos veículos circularão na rede de transporte da Cidade do Cabo no horário de pico local, transportando passageiros do bairro Retreat, na província do Cabo Ocidental, para a região central.

 

Ministro de Transporte e Obras Públicas, Daylin Mitchell, disse: “Depois de dar uma volta nesse ônibus, estou confiante que os passageiros se sentirão seguros durante seu trajeto”.

 

O Diretor do departamento de Vendas de Automóveis da BYD no Oriente Médio e na África, AD Huang, estava na cerimônia e informou que a BYD concluiu o novo projeto da indústria energética na África, “que vai da geração e armazenamento de energia limpa até suas aplicações”.

 

“Nossos projetos principais abrangem regiões do Norte, Oeste e Sul da África e somam anos de esforços e operações desde nossa entrada no país, em 2004”, disse AD Huang.

 

Os produtos de energia limpa da BYD podem ser encontrados em mais de 300 cidades, de 50 países. Na África, os ônibus elétricos da BYD já operam também nas Ilhas Maurício, Egito e outras nações.

 

O Ministro de Transporte e Obras Públicas da Província do Cabo Ocidental, Daylin Mitchell, e o CEO da GABS, Francios Meyer, em frente ao ônibus elétrico BYD na cerimônia de lançamento. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)