AutoIndústria
Nem Volkswagen, nem GM, muito menos Ford. A única das antigas “grandes” do mercado brasileiro presente no ranking dos dez carros mais vendidos no Brasil é a Fiat. E muito bem representada: a marca italiana colocou nada menos do que cinco carros entre os dez primeiros em junho.
Além da líder Strada, que vendeu 9.697 unidades, a Fiat colocou o Argo em segundo lugar, com 9.382 unidades, o Mobi, em quarto l, com 7.529 unidades, a Toro (5.909) em oitavo e o Cronos, em décimo, com 5.404 licenciamentos.
A Jeep posicionou dois carros entre os dez mais negociados: o Renegade alcançou 7.504 emplacamentos e a quinta posição e o Compass, a sétima, com 6.046 unidades.
A Stellantis, donas das duas marcas, além da Peugeot, Citroën e Ram, tem dominado as vendas internas com larga margem. Com 314.713 unidades emplacadas, o grupo encerrou junho com 31,5% de participação, sendo 220.469 unidades (22,1%) só da Fiat.
A Hyundai colocou seus dois carros entre os dez mais vendidos: além do HB20, terceiro colocado, com 7.609 unidades, o SUV Creta aparece na nona colocação no mês, com 5.902 licenciamentos.
Apenas mais uma marca figurou no ranking dos dez modelos mais vendidos: a Renault, com o Kwid, que somou 6.083 unidades e ficou em sexto lugar.
Líder e terceiro colocado em janeiro, os Chevrolet Onix e Onix Sedan despencaram na tabela. O hatch vendeu apenas 2.532 unidades em junho, 21ª posição, enquanto o sedã caiu para o 33º lugar, com 1.525.
Os dez modelos mais negociados em junho
- Strada – 9.697
- Argo – 9.382
- HB20 – 7.609
- Mobi – 7.529
- Renegade – 7.504
- Kwid – 6.083
- Compass – 6.046
- Toro – 5.909
- Creta – 5.902
- Cronos – 5.404
(AutoIndústria/Joel Leite)