Finlândia recebe 43 ônibus elétricos BYD de 15 metros, novo modelo da fabricante

Diário do Transporte

 

A Nobina, uma das principais operadoras de transporte público da Finlândia e da região nórdica, recebeu nesta quarta-feira, 30 de junho de 2021, 43 ônibus elétricos BYD do modelo mais recente de 15 metros.

 

A maior fabricante de ônibus elétricos da Europa e do mundo atualmente chega assim ao mercado de ônibus finlandês.

 

Essas primeiras 43 unidades fazem parte de um pedido total da Nobina de 119 ônibus elétricos BYD, o maior pedido já realizado na Finlândia.

 

A nova frota marca o lançamento do modelo de 15 metros da BYD em operações comerciais. Esta frota será implantada nos serviços da operadora de transporte na cidade de Turku, na costa sudoeste na Finlândia.

 

Os demais 76 ônibus serão entregues para a região de Helsinki em meados de agosto.

 

Nesse novo pacote, há modelos de 15 metros, de 12 metros (atual líder de vendas da BYD), a versão mais recente do modelo de 13 metros e o modelo articulado de 18 metros da fabricante chinesa.

 

A apresentação dos ônibus ocorreu nesta quarta-feira, 30 de junho de 2021, e contou com a presença de representantes da Nobina e da BYD na cidade Naantali, vizinha à Turku.

 

As operações começam nesta quinta-feira, 1º de julho.

 

Representando a Nobina estavam Petri Auno, CEO da empresa, o Gerente de Tráfego Local e sua equipe técnica, o Sr. Lauri Jorasmaa, Chefe de Planejamento de Transporte Público.

 

Da esquerda para a direita: Petri Auno, CEO da Nobina; Lauri Jorasmaa, Chefe de Planejamento de Transporte Público; Niko Kortelainen, Chefe de Tráfego (da Região Turku) da Nobina e Urban Löfvenberg, Gerente de Programa de Clientes Nórdicos da BYD

 

Modelo de 15 metros

 

A entrega dos veículos nesta quarta-feira (30) colocou a Nobina como a primeira operadora de transporte público na Europa a receber o modelo inédito do ônibus elétrico de 15 metros da BYD com três eixos e piso baixo.

 

O veículo tem capacidade para 47 passageiros sentados, podendo chegar a um total superior a 90 passageiros.

 

As baterias de fosfato de ferro-lítio de última geração da BYD proporcionam autonomia de até 400 km em condições padronizadas dos ciclos de testes em carga (SORT – Standardised On-Road Test Cycles).

 

A possibilidade de aquecimento prévio da cabine de passageiros proporciona um clima mais confortável para os passageiros e motoristas, ao mesmo tempo em que a proteção na cabine do motorista oferece proteção contra a Covid-19.

 

Com o pedido de 119 ônibus elétricos BYD realizado pela Nobina a BYD freforça sua posição como fornecedora de ônibus elétricos na região nórdica, onde já soma mais de 500 veículos entregues ou sob encomenda junto a operadoras de transporte público em mais de 20 cidades da Escandinávia.

 

Coletivamente, os veículos elétricos BYD na região norte já contabilizam mais de 25 milhões de quilômetros, proporcionando uma impressionante redução de 25 mil toneladas de emissões de CO2.

 

Hoje, a Nobina opera mais de 200 ônibus elétricos da BYD em cidades suecas, norueguesas e finlandesas.

 

Mais recentemente a BYD forneceu veículos à Nobina para operações na cidade de Piteå, no nordeste da Suécia, sendo 13 modelos BYD de 12 metros que proporcionam desempenho excepcional. Piteå é a localidade mais ao norte da Europa em que os ônibus elétricos BYD estão em operação, frequentemente experimentando temperaturas abaixo de zero graus e condições congelantes.

 

“Todos na Nobina Finlândia estão extremamente animados para iniciar as operações dos ônibus elétricos da BYD na área de Turku”, disse o CEO da Nobina, Petri Auno.

 

O Diretor Geral da BYD na Europa, Isbrand Ho, afirmou que em parceria com a Nobina “estamos muito animados em ver os benefícios operacionais de nosso novo ônibus elétrico de 15 metros. O novo modelo é equipado com as mais recentes inovações e a comprovada tecnologia BYD, e estamos muito confiantes de que ele proporcionará benefícios operacionais significativos para toda a frota”. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)