Em junho, GM cai para o sétimo lugar e Hyundai é a terceira

AutoIndústria

 

Os problemas com falta de semicondutores, que afetam as montadoras brasileiras em diferentes níveis, estão provocando alterações expressivas no ranking das marcas mais vendidas no Pais. A General Motors, líder em 2020 e que este ano estava conseguindo se manter em terceiro lugar, despencou para a sétima posição em junho, com apenas 11,6 mil emplacamentos e participação reduzida de 9,9% em maio para 6,8% no mês passado.

 

A Fiat se manteve na dianteira, com 44,4 mil licenciamentos e aumento de market share, no mesmo comparativo, de 23% para 26,1%. A Volkswagen segue na vice-liderança, com a venda de 23,1 mil automóveis e comerciais leves, mas teve participação reduzida para de 16,5% para 13,6%.

 

A Hyundai assumiu a terceira colocação, com 16,7 mil emplacamentos e fatia de 9,8%. O quarto lugar ficou com a Toyota – 16,5 licenciamentos e 9,7% de market share -, seguida da Jeep, com 13,6 mil unidades e 8% do mercado de leves. Completam a lista do Top 10 das marcas a Renault (13 mil e 7,7%), Chevrolet, Honda (6,5 mil e 3,8%), Nissan (5,1 mil e 3%) e Chery (3,2 mil e 1,9%).

 

A GM é a montadora há mais tempo parada no Brasil. A produção do Onix em Gravataí foi suspensa em 5 de abril e só será retomada em 16 de agosto. A Volkswagen paralisou todas as suas fábricas nos últimos dez dias de junho e a Hyundai está operando em apenas um turno, ao invés de três, em decorrência do desabastecimento de componentes eletrônicos.

 

No ranking do semestre, as cinco marcas mais vendidas são Fiat, com fatia de 22,1%, Volkswagen (16,5%), GM (12,3%), Hyundai (9,4%) e Toyota (7,8%). O mercado de automóveis e comerciais leves totalizou 170,4 mil emplacamentos em junho e 1.011.266 no acumulado do primeiro semestre.

 

Esse quadro todo também mexeu no ranking por modelos. O Chevrolet Onix, líder absoluto até o início deste ano, aparece em quarto lugar no acumulado do primeiro semestre, com 41,5 mil emplacamentos. A Fiat Strada lidera a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil, com 61 mil unidades e 6% de participação no mercado total.  O segundo colocado é o Hyundai HB20, com 45,4 mil licenciamentos, seguido do Fiat Argo, com 41,9 mil. O Jeep Renegade completa a lista dos Top 5 por modelo. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)