Volvo Cars aposta em baterias cada vez melhores e sustentáveis

Revista Torque/Inside Out PR

 

Movendo-se rapidamente para se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos, a Volvo Cars está trazendo o desenvolvimento e a produção da tecnologia de células de bateria para mais perto de casa e visa adaptar suas baterias futuras às necessidades de seus clientes: um alcance mais longo e tempos de carregamento mais rápidos.

 

“Queremos aumentar constantemente os benefícios para o cliente ao dirigir um carro totalmente elétrico da Volvo”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car. “Ao simplificar o design e a integração de nossas células de bateria, podemos reduzir o peso e maximizar o espaço, permitindo melhorias consideráveis ??na capacidade, alcance e tempos de carregamento da bateria.”

 

A Volvo Cars fará isso melhorando a tecnologia da bateria de íon de lítio em sua próxima geração de carros elétricos, começando com o primeiro SUV da empresa em uma base de tecnologia exclusivamente elétrica completamente nova.

 

Em meados da década, ao apresentar sua terceira geração de carros elétricos, a Volvo Cars planeja melhorar ainda mais a autonomia e integrar a bateria ao piso do carro, usando a estrutura da célula para rigidez geral do veículo e melhoria da eficiência.

 

No curto prazo, a Volvo Cars planeja trabalhar com a empresa sueca líder de baterias Northvolt para aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. A ideia é melhorar até 50% em comparação com o que está no mercado hoje. Mais tarde nesta década, a Volvo Cars também pretende quebrar o marco da densidade de energia de 1000 Wh/L, a fim de atingir 1000 km de autonomia real.

 

Espera-se que o tempo de carregamento atual seja reduzido quase pela metade até meados da década, graças à melhor tecnologia de bateria e melhorias contínuas no software e na tecnologia de carregamento rápido.

 

À medida que a Volvo Cars caminha para se tornar uma empresa totalmente elétrica, a importância da sustentabilidade aumenta paralelamente. Embora a empresa vá aumentar a energia da bateria de seus carros na próxima década, ela também trabalhará para reduzir continuamente o impacto do carbono.

 

As células de bateria da colaboração planejada da Volvo Cars com a Northvolt visam ser produzidas usando 100% de energia renovável, enquanto está trabalhando com outros fornecedores de bateria para fazer o mesmo até 2025.

 

A Volvo Cars tem uma estratégia clara para reduzir ainda mais o impacto das baterias sobre o carbono, fazendo melhor uso do valioso material nelas contido. Sempre que possível, pretende remanufaturar ou reutilizar baterias e está investigando possíveis aplicações de segunda vida, como armazenamento de energia.

 

Sempre que possível, as baterias que atingirem o fim de sua vida útil serão recicladas em recicladores autorizados que são capazes de oferecer reciclagem de ciclo fechado de materiais essenciais para uso em baterias futuras. A parceria planejada do Volvo Car Group com a Northvolt também aumenta a possibilidade de utilizar suas operações de reciclagem estabelecidas.

 

A Volvo Cars também continuará a se concentrar no fornecimento responsável de baterias, inclusive por meio de um uso mais amplo da tecnologia blockchain. Trabalhando mais de perto com seus parceiros e fornecedores, a Volvo Cars fortalecerá ainda mais seu fornecimento responsável.

 

Já com o novo SUV, a empresa oferecerá carregamento bidirecional, permitindo que os clientes descarreguem o excesso de eletricidade da bateria do carro na rede elétrica. Isso significa que os motoristas elétricos da Volvo podem fornecer energia para a rede quando os preços e as emissões de CO2 relacionadas à produção de eletricidade estão em seu pico diário, enquanto carregam seus carros quando as emissões caem.

 

“Queremos oferecer aos nossos clientes carros elétricos puros sustentáveis ??que tornem suas vidas mais fáceis e agradáveis”, disse Henrik Green. “Por meio de inovação inteligente e colaboração com parceiros-chave, podemos dar aos clientes o que eles desejam – mais alcance, carregamento mais rápido e custos mais baixos – e impulsionar ainda mais a adoção generalizada da mobilidade elétrica.”

 

O roteiro de eletrificação da Volvo Cars está firmemente focado na integração vertical, envolvendo o design interno, desenvolvimento e produção de baterias, motores eletrônicos e software relevante em colaboração com parceiros estratégicos. O objetivo é obter o máximo de sinergias e eficiências possíveis em toda a cadeia de fornecimento de baterias. (Revista Torque/Inside Out PR)