Jornal do Carro
Poucos dias após confirmar que fará mudanças no portfólio nacional e, eventualmente, diminuirá sua gama de veículos, a Honda registra a nova geração do HR-V no Brasil. O SUV foi totalmente reformulado e será feito em Itirapina (SP) a partir do próximo ano, com chances até de vender no país a inédita versão híbrida e:HEV.
O registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revela duas configurações com desenhos distintos da grade. O lançamento deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2022. Vale registrar que a Honda está desenvolvendo o ZR-V, sucessor do WR-V, na Índia. Com isso, o HR-V vai subir de patamar. E se aproximar do Toyota Corolla Cross.
Design global
A Honda vai manter a tradição e lançar no Brasil o novo HR-V com o mesmo visual visto nos demais mercados onde o SUV atua. É o que mostram os desenhos industriais registrados no INPI. No primeiro deles, a grade traz barras horizontais que parecem se fundir ao para-choques, uma vez que a peça tem a mesma cor da carroceria.
Já a segunda versão apresenta uma grade do tipo colmeia, que, por sua vez, cria um efeito tridimensional. Este é o acabamento da versão híbrida do SUV no Japão, onde o HR-V se chama Vezel. Contudo, na Europa o modelo híbrido aparece com a primeira grade, tal como na foto que abre esta reportagem do Jornal do Carro.
Na parte traseira, o desenho é o mesmo em ambos os registros. É possível ver que a Honda manteve as maçanetas das portas traseiras “escondidas” perto das colunas, exatamente como no HR-V atual. Essa solução faz o SUV parecer ter somente duas portas, como os cupês. O caimento do teto mais acentuado também tenta dar ao utilitário linhas esportivas.
Aliás, o estilo da traseira será bem diferente do modelo de hoje. As lanternas são bem mais estreitas e unidas por uma barra de LED que atravessa a tampa do porta-malas. Esse formato, portanto, faz o novo HR-V parecer mais alto e largo, já que o conjunto ótimo fica para cima e se estende de lado a lado da carroceria.
Motorização
O carro-chefe de vendas da Honda no Brasil deverá ficar com o 1.8 flex atual de até 140 cv, bem como poderá manter o 1.5 turbo de até 173 cv já disponível na versão Touring. Além destes, está cotada a versão híbrida, uma vez que a fabricante prometeu três novos carros eletrificados no Brasil, seguindo, assim, sua estratégia mundial de eletrificação.
Esse conjunto mecânico, indicado pela sigla e:HEV, deverá combinar o motor 1.5 i-VTEC a outros dois motores elétricos. Um deles funciona como gerador de eletricidade, enquanto outro traciona o carro e fornece até 106 cv. A Honda ainda não divulgou dados técnicos do sistema híbrido, nem tampouco informou se adotará a tecnologia flex no Brasil.
Foco na segurança
A Honda pretende equipar toda a sua gama de modelos com o pacote de segurança Sensing. Assim, os recursos semiautônomos estarão disponíveis no novo HR-V. O SUV terá frenagem automática de emergência com detector de pedestres, assistente de permanência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas de trânsito, assim como alerta de ponto cego. Tais itens devem equipar versões mais caras.
Interior simplista e elegante
A cabine aposta em um visual mais limpo e sem grandes adições. A maior alteração está na longa saída de ar na parte superior. Ela se estende de canto a canto do painel e é interrompida apenas pelo cluster de instrumentos e pela central multimídia, que será flutuante.
Antes digitais, os controles de temperatura serão físicos e comandados por três botões. Logo abaixo, há um pequeno espaço para carregar o celular por indução. Além disso, o novo volante multifuncional de três raios é mais fino e elegante que o atual, e o painel de instrumentos terá opção de display digital configurável.
Já a nova central multimídia possui tela touchscreen de 9″ que utiliza o sistema Honda Connect. O software dispõe de Wi-Fi nativo e possibilita comandar o carro pelo celular. Dá, por exemplo, para utilizar a smartphone como chave do veículo, assim como a BMW Digital Key.
Quando chegará ao Brasil?
Embora a Honda não comente projetos futuros, um levantamento feito pela consultoria IHS Markit aponta que a produção do novo HR-V terá início no 1º semestre de 2022 na fábrica da montadora em Itirapina (SP). Entretanto, segundo o jornalista especializado, Fernando Calmon, a nova geração do SUV será lançada no primeiro trimestre de 2022. Esta também é a aposta do Jornal do Carro, com vendas até o mês de março. (Jornal do Carro/Emily Nery)