Volkswagen vai parar a produção do Gol por mais 20 dias

Portal Terra

 

A Volkswagen vai novamente suspender a produção em Taubaté (SP). A paralisação terá início no dia 12 de julho e durará pelo menos 20 dias. O motivo é novamente a falta de componentes para a produção, que também tem afetado outras montadoras no Brasil e no exterior. Dessa vez, além dos semicondutores, também faltam módulos de airbags para os modelos Gol e Voyage, que são feitos na fábrica paulista. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindimetau).

 

É a segunda vez que a fábrica de Taubaté para pôr falta de componentes em menos de dois meses, após a Volkswagen suspender a produção de 7 a 16 deste mês. De acordo com o site do sindicato, a Volkswagen também estuda a possibilidade de estender a paralisação por mais 10 dias, caso os estoques de componentes não sejam restabelecidos a tempo. Com isso, cerca de 2 mil trabalhadores da unidade fabril entrarão de férias coletivas durante o período.

 

Além de modelos importantes como os veteranos Gol e Voyage, a fábrica paulista se prepara para produzir o futuro Polo Track. Ele será a nova versão de entrada do hatch compacto, e deve estrear até 2022. Ainda segundo o sindicato, a linha de produção será preparada durante a paralisação para produzir carros com a plataforma MQB.

 

As demais fábricas da montadora alemã também têm sofrido com a escassez de semicondutores. Na semana passada, a Volkswagen suspendeu por 10 dias a produção dos modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro em São Bernardo do Campo (SP). A fábrica retomará as atividades nesta quinta (1), junto com a unidade de São José dos Pinhais (PR) – que produz os modelos T-Cross e Fox – e está com as atividades suspensas desde o dia 7 de junho.

 

A escassez de componentes também tem afetado outras montadoras. O anúncio ocorre poucos dias depois da decisão da General Motors de adiar novamente a volta da produção em Gravataí (RS), desta vez para o dia 16 de agosto. Vale lembrar que a fábrica gaúcha está com a produção parada desde março, o que tem afetado as vendas de modelos importantes como o Onix e Onix Plus. (Portal Terra/João Buffon)