Revista Torque
A Mercedes-Benz do Brasil exportará dois ônibus do modelo OF 1730 para operação de fretamento do cliente TPP (Transporte Personal Peruano). Os veículos começarão a rodar em junho em uma das rotas mais severas da América Latina, ligando a capital Lima a região de Inmaculada, em Ayacucho, onde se concentra o trabalho de mineradoras a 5.200 metros acima do nível do mar.
“Este é mais um excelente resultado do nosso trabalho em oferecer produtos que buscam o bem-estar e a segurança dos passageiros”, afirma Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina. “Com os chassis da Mercedes-Benz, nós sempre buscamos promover uma solução completa aos nossos clientes, prezando pela qualidade e conforto no transporte dos usuários nas mais diferentes rotas. Ainda mais pelo nosso continente, onde os ônibus passam por regiões montanhosas e em elevadas altitudes”.
Os veículos, que aliás marcam a estreia da Mercedes-Benz na frota do cliente, foram adquiridos por meio da Divemotor, representante do Grupo Daimler no país, o que possibilitou a negociação. O chassi OF 1730, equipado com carroceria Irizar para transporte de fretamento, traz em sua composição piloto automático, freio ABS, Retarder Telma, Top Brake e caixa de câmbio mecânica ZF 1550 de seis marchas. Além disso, o veículo de 18 toneladas também apresenta motor Euro 5 OM 926 LA de 300 cv, suspensão metálica, preparação para ar condicionado e tacógrafo eletrônico.
A carroceria Irizar I6, por sua vez, apresenta comprimento de 12,8m e dispõe de 44 poltronas, banheiro com operação touch, sistema automático de renovação de ar e calefação de piso, reutilização da água do ar condicionado e o purificador de ar Eco3 que aumenta a concentração de oxigênio, promovendo a desinfecção de bactérias e vírus e evitando, por exemplo, a transmissão da COVID-19.
Para Dany Leiva, gerente geral da TPP, a escolha pelos veículos Mercedes-Benz se deu a fim de inovar em prol do fornecimento de ônibus com segurança elevada e mais qualidade no transporte de pessoas. “Após toda a atenção que nós recebemos da Mercedes-Benz, chegamos à conclusão de que não haveria veículos melhores para compor a nossa frota, trazendo essa grande novidade para nossa empresa. Entre os trajetos de ida e volta, os funcionários viajam cerca de 40 horas. Portanto, a segurança, o conforto e a qualidade no transporte foram fatores primordiais para a compra dos novos ônibus. E, além disso, com todo o suporte e confiança que nós construímos com a marca Mercedes-Benz, pretendemos estender o serviço de fretamento, chegando a atender empresas de outros segmentos, além da mineração, futuramente”, conclui. (Revista Torque)