Revista Torque
Neste mês de junho, a Associação Brasileira dos Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus – ACAV – completa 40 anos. Em 2021, a montadora também celebra seu 40º aniversário, celebrando com sua rede a trajetória de sucessos e de marcos especiais, como liderança em diversos segmentos de mercado com seus produtos, feitos sob medida para o transportador brasileiro.
“É com muito orgulho que juntos, montadora e rede de concessionários, celebram quatro décadas de uma história exemplar. Para os exigentes consumidores de nosso país, a marca VWCO se tornou sinônimo de qualidade e confiança. E sempre lado a lado, temos a certeza que novas conquistas estão por vir”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing & Pós-Vendas da VWCO.
No dia 10 de março de 1982, deixaram a Fábrica 4 de São Bernardo do Campo (SP), rumo à recém-criada rede de concessionários autorizados Volkswagen Caminhões, os primeiros modelos da marca desenvolvidos e fabricados no Brasil. O VW 11.130 e o VW 13.130, com cabine de tecnologia vinda da Europa, foram concebidos em apenas dois anos por um time brasileiro de engenheiros e técnicos, ganhando rapidamente as ruas e estradas do país.
Alguns meses após o lançamento, distribuidores remanescentes da Associação Brasileira de Revendedores Chrysler – ASSOBRAC se juntaram para fundar a ACAV, na época ainda com apenas 78 concessionários.
“Ter sido escolhido para presidir a ACAV em um ano tão especial em que completam 40 anos foi uma grande honra. A importância e o prestígio que a associação conquistou junto com a VWCO, o Banco Volkswagen e o mercado nos traz muito orgulho. Tenho a missão de continuar todo o excelente trabalho feito pelos ex-presidentes que me sucederam, fazendo o elo entre a rede de concessionárias e a montadora se tornar cada vez mais forte”, diz Guilherme Avellar, presidente da ACAV.
Hoje a rede de concessionários da VWCO é composta por mais de 140 pontos espalhados pelo Brasil, com mais de seis mil funcionários à disposição do cliente. A ACAV sempre buscou apoiar ativamente a rede e a marca VWCO, mantendo um relacionamento próximo com a montadora. (Revista Torque)