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A francesa Renault, anunciou no começo do ano o lançamento da Mobilize, uma submarca de veículos elétricos compactos voltados para entregas urbanas e serviços de compartilhamento. Logo após, revelou também o conceito EZ-1, que fez com que desse origem a três carros elétricos. São eles: Duo, Hippo e Bento.
A submarca mobilize, é um braço direito da francesa dentro da sua estratégia conhecida como Renaulution, para oferecer serviços de entregas e mobilidade nas cidades através de veículos compartilhados.
O foco também é voltado para a economia circular, trabalhando em como reciclar baterias e desenvolver plataformas atualizadas para o gerenciamento dessas novas demandas.
O primeiro é o Mobilize DUO, um veículo elétrico de passageiros com dois assentos para serviço próprio de compartilhamento. Ele tem um exterior parecido com um Citroën Ami.
De acordo com a Renault o Mobilize DUO é até 95% reciclável. Já o Mobilize Bento, é projetado para serviços de entregas e também possui uma variante de carga com base no DUO. O Mobilize possui um compartimento traseiro de um metro cúbico para o carregamento de mercadorias.
Por fim, o Mobilize HIPPO é um dos veículos elétricos pequenos para realizar entregas de mercadorias em lugares onde é proibida a circulação de veículos com motores a combustão como, por exemplo, em armazéns fechados ou em regiões centrais das cidades.
Os veículos elétricos de entregas e serviços de compartilhamento da Renault serão equipados com no máximo quatro baterias com uma capacidade de 2,3 kWh a 9,2 kWh. A reserva de energia não foi informada pela Renault, mas, como base, o Citroën Ami utiliza uma bateria de 5,5 kWh e tem uma autonomia de no máximo 75 quilômetros. Sendo assim, é improvável que os veículos da Mobilize sejam utilizados fora do ambiente urbano.
Renault acelera demanda no mercado de veículos elétricos
A Renault está tentando inovar com seus veículos sustentáveis. A francesa comercializa elétricos no Brasil desde 2013 e o projeto mais recente e inovador foi a ideia de criar carros com baterias removíveis, tendo em vista a demora em que os carros elétricos sofrem para recarregar.
O procedimento de troca pode levar em torno de 5 minutos, um tempo parecido com o reabastecimento de um carro combustão. De acordo com o CEO da empresa, a ideia é ótima, porém ainda há muitas coisas a serem pensadas para que o projeto se torne viável. (Click Petróleo e Gás/Valdemar Medeiros)