Frota & Cia
De acordo com o balanço mensal da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), houve uma nova queda nas vendas de pneus em maio, desta vez de apenas 0,2%. Os dados da associação fazem referência ao comercializado em abril, e foram divulgados nesta segunda, 14.
Assim, segundo os dados foram comercializados 4,588 milhões de unidades em maio, ante 4,597 milhões em abril. No entanto, se levarmos em consideração o acumulado do ano, o setor mostra uma recuperação mais considerável.
De janeiro a maio deste ano, a indústria de pneumáticos registrou 23,258 milhões de exemplares vendidos. Portanto, 36,1% a mais que o resultado do mesmo período de 2020 (que foi de 17,083 milhões de pneus). No entanto, recuo de 3,8% frente aos 24,177 milhões registrados nos cinco primeiros meses de 2019.
Desse montante, as vendas para montadoras registraram alta de 3,4% no mês. Entretanto, houve retração de 1,2% nas vendas para o mercado de reposição, que somou 3,487 milhões de pneus.
“O destaque importante, e bem negativo, é que a nossa balança comercial se tornou negativa também em dólar, acompanhando a já negativa em quantidade”, declarou Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip. (Frota & Cia/André Garcia)