Volvo Cars é a primeira montadora a explorar aço livre de fósseis com a siderúrgica sueca SSAB

Revista Torque/Inside Out PR

 

A Volvo Cars está se unindo à siderúrgica sueca SSAB para explorar em conjunto o desenvolvimento de aço de alta qualidade sem fósseis para uso na indústria automotiva.

 

A colaboração torna a Volvo Cars a primeira montadora a trabalhar com a SSAB e sua iniciativa HYBRIT, os projetos mais ambiciosos e avançados da indústria de aço no desenvolvimento de aço livre de fósseis.

 

A HYBRIT foi iniciada pela SSAB, a produtora de minério de ferro LKAB e a empresa de energia Vattenfall. Seu objetivo é substituir o carvão coque, tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, com eletricidade e hidrogênio livres de fósseis. Espera-se que o resultado seja a primeira tecnologia de produção de aço livre de fósseis do mundo, com praticamente nenhuma pegada de carbono.

 

Como parte da colaboração, a Volvo Cars será a primeira montadora a garantir aço SSAB feito de ferro com redução de hidrogênio da planta piloto da HYBRIT em Luleå, Suécia. Este aço será usado para fins de teste e pode ser usado em um carro-conceito.

 

Em 2026, a SSAB pretende abastecer o mercado com aço isento de fósseis em escala comercial. A Volvo Cars também pretende ser a primeira montadora a usar aço livre de fósseis para seus próprios carros de produção.

 

“À medida que reduzimos continuamente nossa pegada de carbono total, sabemos que o aço é uma área importante para um maior progresso”, disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars. “A colaboração com a SSAB no desenvolvimento de aço livre de fósseis pode resultar em reduções significativas de emissões em nossa cadeia de abastecimento.”

 

“Estamos construindo uma cadeia de valor totalmente livre de fósseis até o cliente final”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. “Nossa tecnologia inovadora praticamente não tem pegada de carbono e ajudará a fortalecer a competitividade de nossos clientes. Juntamente com a Volvo Cars, pretendemos desenvolver produtos de aço isentos de fósseis para os carros do futuro”.

 

A indústria siderúrgica global é responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono, devido ao fato de que a indústria é atualmente dominada por uma tecnologia de produção de aço à base de minério de ferro, usando altos-fornos que dependem do carvão coque.

 

Para a Volvo Cars, as emissões de CO2 relacionadas à produção de aço e ferro em seus carros chegam a cerca de 35% em um carro com motor tradicional e 20% em um carro totalmente elétrico do total de emissões de CO2 do material e produção dos componentes que vão para o carro.

 

A colaboração com a SSAB é a mais recente iniciativa que apoia o plano geral de ação climática da Volvo Cars, um dos mais ambiciosos da indústria automotiva. A peça central do plano é a ambição da Volvo Cars de ser uma marca de carros totalmente elétricos até 2030, com apenas carros elétricos puros em sua linha.

 

A SSAB visa reduzir as emissões de CO2 da Suécia em 10% e as da Finlândia em 7%, por meio da tecnologia HYBRIT, usando hidrogênio produzido a partir de água e eletricidade livre de fósseis em vez de carvão coque.

 

No entanto, o plano vai além de abordar as emissões de escapamento por meio de eletrificação total e, também, visa combater as emissões de carbono nas operações mais amplas da empresa, sua cadeia de abastecimento e por meio da reciclagem e reutilização de materiais.

 

No curto prazo, essas e outras etapas visam reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025. Em 2040, a ambição da Volvo Cars é ser uma empresa neutra para o clima. (Revista Torque/Inside Out PR)